Além de oferecer saúde, bem-estar e qualidade de vida, crescimento no segmento de academias tem conquistado moradores de Bertioga
Thomas Henry
Publicado em 12/02/2025, às 10h37
O crescente ramo fitness, na caçula da Baixada Santista, tem se tornado um sucesso entre moradores e empreendedores do segmento. Bertioga já conta com quatro academias operantes e uma planejada para inaugurar ainda em 2025. Entre elas, a Base BTG, empreendimento pertencente ao casal Ana Wawzienkiewicz Riesco e Vagner Riesco, na quinta-feira (6) completou dois anos de atividade.
Hoje, a academia localizada na avenida Anchieta, 175, Centro, oferece espaço de mais de 1.200 metros quadrados, que divide as atividades de musculação, crosstraining e clube de corrida. Na área, os mais de mil alunos têm acesso a cerca de 60 máquinas para musculação, além dos equipamentos específicos para crosstraining.
Para Ana Riesco, especialista em gestão de finanças e de pessoas, a Base BTG se tornou um “sonho realizado”, que, segundo ela, foi idealizado junto aos alunos: “Eles são os idealizadores de tudo isso. Nós viemos com o propósito de trazer saúde, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas, e a conexão com nossos alunos gerou tudo isso; eles abraçaram a ideia”.
Vagner Riesco, professor de educação física, ex-atleta de canoagem e formado em administração de empresas, já atua na área há 12 anos, e conta que o sucesso do empreendimento também está associado à necessidade, pois havia uma carência deste segmento em Bertioga.
A gente identificou essa carência e tentou colocar um programa que fornecesse condições de as pessoas treinarem com um maquinário, mais evoluído, que trouxesse uma realidade melhor para as pessoas de Bertioga”, afirma Vagner.
Outro fator, segundo Vagner, é a mudança da cultura do esporte na cidade: “A pandemia mostrou a importância de se fazer exercício. A procura por esse segmento aumentou na cidade, e a questão da qualidade despertou o interesse das pessoas por ser algo diferente, além de ser uma coisa nova. Isso tudo resultou no sucesso que a gente é hoje”.
De acordo com Ana, um diferencial da academia é o tratamento humanizado com os colaboradores. A gestora ressalta a importância de olhar para os alunos e entender suas necessidades individuais. Segundo ela, trabalhar a saúde, também é trabalhar corpo, movimento, cabeça e contato com as pessoas.
Durante a entrevista, o casal contou que o projeto - que hoje se tornou sucesso - começou a ser elaborado 7 anos atrás. Segundo Vagner Riesco, no período, Ana buscou estudos na área de gestão financeira e de pessoas, enquanto o ex-atleta se responsabilizava pela parte técnica do esporte, além de outras capacitações no segmento.
O que para muitos pode parecer um desafio, para o casal, se tornou um valor: o trabalho 24h entre marido e mulher. Unidos, decidiram fundir as áreas de estudo para conduzir o projeto: “Nós conseguimos juntar. Ele tem todo esse conhecimento, de tudo que ele trouxe, do exercício, e eu fui buscar a parte administrativa. Eu acho que a base nasceu disso, ela nasceu da base familiar, a Ana e o Vagner”, relata a empresária.
Desde a inauguração, o projeto passou por evoluções, segundo Vagner. No início, em três meses de operação, a expectativa de alunos foi superada. Com isso, também veio a necessidade de um espaço maior; em menos de um ano, a mudança para o atual endereço foi executada, e, junto a ela, mais conforto para os alunos, adição de vestiários, mais banheiros e área de treinamento aberta. O casal ainda comentou que segue com novos planejamentos a fim de priorizar sempre o conforto e a humanização do espaço.
Thomas Henry
Estudante de jornalismo na Unisantos. Integra a equipe de mídias sociais do portal Costa Norte.