Aos 41 anos, Felipe Mendes participa da primeira competição como bodybuilder, dois anos depois que uma foto do próprio corpo o motivou a mudar os hábitos
Mayumi Kitamura
Publicado em 11/02/2025, às 09h20 - Atualizado às 09h40
Os novos ciclos nos impulsionam a criar metas para melhorar de vida mas, muitas vezes, deixamos os sonhos engavetados. Mas, o diferencial pode ser uma atitude muito difícil de manter no dia a dia: a determinação. Atitude esta que rege a vida de um morador de Bertioga há dois anos. Felipe Mendes iniciará em competições de fisiculturismo, em breve, após se sentir “insatisfeito com a forma física”, adquirida no período da pandemia de covid 19, quando parou de praticar musculação e ganhou peso.
Sempre apaixonado por exercícios físicos, antes de a pandemia mudar o mundo, a musculação fazia parte da rotina de Felipe há mais de 20 anos, inicialmente, por estética e saúde. No entanto, ele conta que, em 2022, aos 39 anos, o corpo estava mudado: “Tirei uma foto que me motivou a nunca mais me acomodar naquele estado”.
Com a decisão de chegar aos 40 anos em melhores condições físicas, iniciou uma jornada de treinos intensos e dieta balanceada. Ele alcançou o objetivo e, empolgado, aumentou o desafio para os 41 anos, e novamente superou as próprias expectativas. “Nesse período, conheci pessoas do fisiculturismo que me encorajaram a competir ao ver meu físico. Esse estímulo me levou a mudar minha mentalidade, de simples treino para o foco determinado em me tornar um atleta de fisiculturismo”, disse Felipe Mendes.
Por desconhecer equipe específica do esporte em Bertioga, o atleta competirá pela primeira vez como bodybuilder com uma equipe de Mogi das Cruzes, a Delsinho Team, no I Campeonato Estreantes Paulista do Interior - NFP 2025, que ocorrerá na cidade de Taubaté, em 29 de março. “Estou aprendendo sobre categorias, posturas de palco e tudo necessário para alcançar o sucesso nesse esporte. [...] Algumas pessoas da área falaram que, com o físico que alcancei, tenho grandes chances, principalmente, nessa categoria de estreante”, comentou.
Apesar da determinação inabalável e a habilidade que o faz montar o treino e dietas, Felipe Mendes explica que o fisiculturismo é um esporte com custos elevados em alimentação e suplementação, por isso, busca apoiadores e patrocínio. Interessados em colaborar podem entrar em contato pelo perfil @felipemendesfitness nas redes sociais Instagram e Facebook.
Mayumi Kitamura
Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá), atua na área da comunicação há mais de 20 anos. Também possui formação técnica em Processamento de Dados e, atualmente, é estudante de Engenharia de Software pela Universidade Estácio.