AUTOMOBILISMO

Corridas de carro marcaram as ruas do Guarujá nos anos 60; conheça

Entre os participantes estavam Marivaldo Fernandes, piloto que faleceu em um acidente de avião com José Carlos Pace, ex-piloto de Fórmula 1

corridas-de-carro-marcaram-as-ruas-do-guaruja-nos-anos-60-conheca
Largada saía da praça Brigadeiro Faria Lima, no bairro Barra Funda, no Guarujá - Augusto Bombach

Você sabia que, durante os anos 1960, a cidade do Guarujá, litoral de SP, promoveu corridas de carro em suas ruas? As provas eram realizadas em um circuito de rua improvisado, nas proximidades da região central. Segundo o Centro de Documentação e Memória do Guarujá (Cedom Guarujá), a largada ocorria na praça Brigadeiro Faria Lima, no bairro Barra Funda. Um registro fotográfico da época mostra pilotos conduzindo karts no local.

corridas-de-carro-marcaram-as-ruas-do-guaruja-nos-anos-60-conheca3
Traçado do antigo circuito do Guarujá mostra ligeira semelhança com o autódromo de Monza, ao lado -  Reprodução/Google Maps

Após largarem da praça Brigadeiro Faria Lima, os pilotos seguiam pela rua do Contorno e, quase no final, entravam à direita na rua Montenegro. Depois, os pilotos viravam novamente à direita na rua Benjamin Constant e, mais uma vez, à direita na rua Washington, completando o trecho voltando para a praça. Segundo o historiador Enrique Dias, o traçado tem uma ligeira semelhança com o Autódromo de Monza, na Itália, uma das pistas mais importantes do mundo.

De acordo com o Cedom Guarujá, um dos participantes das corridas era o piloto Marivaldo Fernandes, que usava o número 45. Nascido em Santos, Marivaldo era filho de José Fernandes, fundador da primeira empresa de transporte público do município, a Viação Guarujá. Ele faleceu no dia 18 de março de 1977, quando o avião em que estava bateu em uma árvore na Serra da Cantareira, em Mairiporã, na Grande São Paulo.

marivaldo-fernandes
Marivaldo Fernandes usava o número 45 em seus carros Reprodução/CEDOM Guarujá

Junto de Marivaldo Fernandes, morreram também o piloto do avião e o piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace, que dá nome ao autódromo de Interlagos. O trio seguia para a fazenda de Marivaldo, antes de seguir para o destino final, a fazenda do ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi.

Além de ruas em Guarujá e Bertioga, Marivaldo Fernandes dá nome ao principal ginásio esportivo da sua terra natal, mais conhecido informalmente como ginásio do Guaibê, e a uma rua no entorno do autódromo de Interlagos.

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!