Fundado em 3 de maio de 1930, tradicional time de Guarujá comemora sua história quase centenária com partidas nos domingos dias 18 e 25 de maio
O tradicional clube de futebol de várzea A.A. 3 de Maio, da Prainha Branca, em Guarujá, no litoral de SP, celebrou 95 anos no dia 3 de maio. Para marcar a data, a equipe promove um festival esportivo em homenagem às mulheres da comunidade, nos domingos 18 e 25 de maio, com partidas nas categorias amador, sub-11, sub-13, 40tão e 45/50tão.
Segundo Marcos Diniz, um dos membros do 3 de Maio, a homenagem relembra as mulheres que fizeram e fazem parte da história da comunidade caiçara. "Nomeamos os troféus com os nomes das mulheres com mais tempo de Prainha e algumas que não estão mais entre nós, mas sempre nos apoiaram", conta Diniz.
História
O 3 de Maio teve início em 1930, em um dia de Santa Cruz. O relato da fundação foi preservado por Norberto José Lemos, um dos fundadores do clube, já falecido. “A madrinha foi minha irmã Isabel; quem fez a bandeira com as cores azul e branca foi minha irmã mais velha, Cândida”, registrou.
Com apoio da comunidade, o mastro foi erguido e a bandeira içada em uma cerimônia que reuniu moradores mais velhos e jovens. O primeiro campo, à beira da praia, media 60m por 40 metros. Ao longo dos anos, o campo foi ampliado para 80m x 60 metros. Atualmente, mede 90 metros de comprimento por 50 de largura.
O primeiro presidente foi Cláudio Cambeva, morador de Bertioga, assim como o primeiro diretor, o português Marques Rodrigues que, mais tarde, mudou para o Guarujá. Por volta de 1945, foi criado o estatuto do clube junto à Federação de Esporte Santa-Marense. “A fundação foi em 3 de maio de 1930. Em 1945, foi criado o estatuto, não foi a fundação. Para nós, é um orgulho ter um clube com essa idade”, afirmou Norberto em um de seus registros.
Para os festivais, o clube monta equipes nas categorias infantil e veterano. "Antigamente, tínhamos a categoria infantil, veterano, 2° quadro e o 1° quadro que era o time principal, nele só jogavam os melhores jogadores", diz Marcos Diniz. O futebol feminino também fez parte da história do clube.
A sede do 3 de Maio está localizada no Centro Comunitário da Prainha Branca. O clube também oferece outras modalidades esportivas, como muay thai com o professor Rodolfo Flávio, caratê com o professor Wagner Mendes e rit box com a professora Carol Rodrigues.
O clube também se destaca na formação de talentos. Em 2023, dois jogadores do 3 de Maio participaram da IberCup representando o Santos: Thiago Corrêa de Oliveira, volante de 20 anos, e Diego Corrêa Diniz, lateral-esquerdo e meia de 16 anos.