Gabriel Brazão e Zé Rafael se destacam mais uma vez; Santos terá um mês para se preparar para o clássico contra o Palmeiras
O Santos venceu o Fortaleza fora de casa e está fora da zona de rebaixamento no Brasileirão. Em partida válida pela 12ª rodada, o Peixe soube suportar a pressão e posse de bola de Laion, e contou com atuação brilhante de Benjamín Rollheiser. Gabriel Brazão e Zé Rafael foram destaques novamente, na vitória por 3x2.
Pressionado pelo Z-4, o Santos sabia que não teria vida fácil contra o melhor mandante do Brasileirão de 2024, por mais que a fase atual do Fortaleza não seja boa. Mesmo assim, o Peixe abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, com Barreal, que só teve o trabalho de tirar a bola do goleiro, após assistência genial de Rollheiser.
O Fortaleza ficava mais com a bola, mas aos 41 minutos, foi o Santos quem chegou a mais um gol; com pivô de Tiquinho Soares, Guilherme apareceu na área e mandou na bochecha da rede.
Aos 21 minutos, Zé Ivaldo, que entrou como lateral-direito, cometeu pênalti; a bola bateu em seu braço, o árbitro foi ao VAR e marcou. Yago Pikachu converteu a cobrança. Para desespero do santista, um novo pênalti foi marcado para o Fortaleza cinco minutos depois, quando Escobar tocou o pé de Pikachu. Ele cobrou novamente e empatou o jogo. A partir disso, o Fortaleza começou a empilhar chances, e só não virou o jogo pelas grandes defesas de Gabriel Brazão.
Aos 46 minutos do segundo tempo, quando o Santos parecia não ter mais forças, Gabriel Bontempo consegue uma bola no meio de campo e toca para Rollheiser; o argentino corta para dentro e acerta um chute preciso. A bola toca na trave, bate nas costas do goleiro João Ricardo e entra. O Santos conquista uma vitória que o coloca na 15ª posição do Brasileirão, fora da zona de rebaixamento.
O próximo jogo do Santos é um clássico contra o Palmeiras, no dia 12 de julho. A pausa no campeonato é por causa do Super Mundial de Clubes da Fifa. Até a próxima partida, Neymar já terá tomado sua decisão sobre a permanência ou não no clube. Os rumores são de que ele deve ficar, e seria opção para a posição de Rollheiser, que está suspenso por acúmulo de cartões amarelos.