Evento que reúne atletas de diversas categorias é considerado um dos principais aquecimentos para o campeonato paulista da modalidade
A cidade de Bertioga deve receber, em 5 de julho, atletas de diversas cidades, que veem participar da primeira etapa do Circuito Copa São Paulo de Canoa Havaiana 2025 - BPC Va’a Race.
As largadas estão programadas para as 8h, 10h30 e 13h, na praia da Enseada, em frente ao Forte São João, no Centro, com provas de 8km e 12km e disputas nas embarcações V1, V1R e V2R.
As competições serão divididas entre as categorias feminino e masculino, nas faixas júnior 16 e 19, estreante, open, master 40, 50, 60 e 70, além da categoria parava’a, voltada para atletas com deficiência.
Renato Inácio, conhecido como Big, do Bertioga Paddle Club, organizador do evento em parceria com o Instituto Bertioga de Ações Integradas (IBAI), comenta como a iniciativa começou. “A ideia surgiu da junção de vários clubes do estado de São Paulo quando, numa reunião, definimos fortalecer a modalidade esportiva no estado e com isso criar eventos em São Paulo, Bertioga, Santos, São Sebastião, Ilhabela, e decidimos fazer a primeira etapa em Bertioga. Com o cenário que temos, ajuda muito e proporciona bem estar ao atleta”, destacou.
O atleta também conta que a expectativa para a data é a melhor possível, e o tempo e maré devem contribuir: “Uma prova onde a gente pega a saída do canal de Bertioga, que é bem desafiador e a previsão para o dia é boa, de tempo e de ondulação”.
Os interessados já podem se inscrever por meio do link oficial. A taxa é de R$ 200 por atleta, com 50% de desconto para as categorias júnior, master 60 e 70 e parava´a.
Criado há três anos, evento se consolida entre um dos principais da modalidade em todo o estado, com a promoção do crescimento técnico do esporte. Desde a primeira edição, a Copa SP ampliou o número de etapas, de participantes e de categorias, além disso, aumenta o nível técnico a cada ano. Entre as etapas, a de Bertioga se destaca como uma das mais aguardadas do calendário.