Cantora revelou a notícia em vídeo postado na noite de terça-feira, no Instagram, e levantou dúvidas sobre o termo usado
A cantora Jesse J, de 37 anos, publicou na noite de terça-feira (3) em seu perfil no Instagram, um vídeo no qual revelou ter sido diagnosticada com câncer de mama em estágio inicial e que, para a cirurgia, dará uma pausa na carreira.
Durante o desabafo, ela disse: “Estou destacando o termo 'estágio inicial'. Câncer é uma droga, em qualquer forma, mas estou me segurando no termo 'estágio inicial'. Tenho feito muitos exames durante esse período”. Apesar da insegurança em compartilhar a situação, ela refletiu que a revelação pode ajudar outras pessoas.
No Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, com 66 mil casos anuais. O diagnóstico precoce pode indicar 95% de chance de cura. Os estágios chamados iniciais são de 0 a 2, limitados à mama, e possuem alta taxa de cura se tratados a tempo. Para melhor entendimento: no estágio 0, o tumor ainda está restrito aos ductos da mama; no estágio 1, tem até 2cm e não atingiu os linfonodos; já no estágio 2, pode ter até 5cm, com ou sem comprometimento dos linfonodos.
O tratamento para os estágios iniciais são limitados à mama e incluem cirurgia, radioterapia e, em alguns casos, quimioterapia. Entre os sintomas para os quais as mulheres devem ficar atentas estão:
Outro ponto de atenção às mulheres é a importância dos exames anuais, como a mamografia a partir dos 40 anos e o ultrassom de mama a partir dos 25 anos, já que os tumores iniciais não são sentidos ao toque, visíveis apenas em exames de imagem.
Ver essa foto no Instagram