Beth Gomes, do lançamento de disco, representará o Brasil na cerimônia de abertura, ao lado do nadador Gabrielzinho; país tem 280 atletas em Paris
A paratleta Beth Gomes, moradora de Santos, no litoral paulista, representará o Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que ocorrerá nesta quarta-feira (28). A santista de 59 anos, tricampeã mundial no lançamento de disco, terá ao seu lado o nadador Gabriel Araújo, mais conhecido como Gabrielzinho.
Desde bem jovem, Beth dedica-se ao esporte; ela era jogadora de vôlei. Em 1993, quando foi diagnosticada com esclerose múltipla, Beth percebeu que teria que se superar para continuar no mundo do esporte. Hoje, ela é considerada uma das melhores do mundo na modalidade do lançamento de disco, sagrada campeã mundial por três vezes. A paratleta ainda possui conquistas no arremesso de peso, como a medalha de prata conquistada em maio deste ano, em Kobe, no Japão.
O Brasil possui 280 integrantes nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, dos quais 255 atletas com deficiência; 19 atletas-guia; três calheiros de bocha; dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Os brasileiros vão disputar 20 modalidades nos jogos; os únicos esportes nos quais o país não tem representantes são o basquete em cadeira de rodas e o rúgbi em cadeira de rodas.