Lucília Rosa e Kawane Caldeira e o técnico Marcelo Marcondes se preparam, agora, para a etapa italiana do Circuito Mundial de Vôlei de Praia
Estéfani Braz
Publicado em 26/08/2024, às 20h53
O sonho de conquistar títulos fora do Brasil começou bem para as atletas de Caraguatatuba, no litoral norte, Lucília Rosa e Kawane Caldeira e para o técnico Marcelo Marcondes. Eles venceram o Campeonato Nacional de Vôlei de praia, que ocorreu na Sicília, na Itália. A equipe saiu invicta dos 5 jogos disputados.
Na fase de grupos, foram duas partidas. Na primeira, a dupla brasileira venceu por 2 a 0. O placar foi de 21 a 19 e 21 a 9. No segundo jogo, Lucília e Kawane enfrentaram uma dupla sub19 e conseguiram a vitória com mais tranquilidade nos dois sets, por 21 a 7 e 21 a 17.
Com o encerramento da fase de grupos, cada jogo era considerado uma final. As quartas de final foram no estilo mata-mata, ou seja, o time perdedor deixava a competição. A equipe brasileira enfrentou, novamente, uma dupla experiente, mas conseguiu vencer a partida por 21 a 15 e 21 a 17.
Já classificadas entre as quatro melhores equipes da competição, a dupla disputou contra uma equipe a qual já haviam enfrentado e conseguiram estudar o estilo de jogo. Venceram a partida por 21 a 16 e 21 a 13. Ao chegar à final, a dupla ainda contou com a torcida de três brasileiras que acompanhavam a partida e venceram o jogo por 21 a 19 e 21 a 17.
Para o treinador da equipe, Marcelo Marcondes, a vitória representa uma marca importante, por causa da dificuldade de se disputar um torneio fora do país de origem. “A equipe fez um bom trabalho, atletas e comissão técnica. Tentamos nos adaptar o mais rápido possível nesta competição, pois clima, areia e fuso horário diferentes do que estamos habituados. Tentei deixar as meninas o mais seguras possíveis, confiantes e, assim, conseguimos conquistar esse título inédito. Agora, foco total no mundial, pois vai exigir muito mais de nós três”.
A segunda parte da viagem começa na quarta-feira (28). Os jogos podem ser acompanhados pelo Instagram oficial CT Caraguatá.
Estéfani Braz
Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila