CONQUISTA

Santista Beth Gomes quebra próprio recorde mundial no lançamento de disco

A atleta bateu a marca durante a disputa do Troféu Brasil de Atletismo, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo

Redação
Publicado em 01/07/2024, às 12h00 - Atualizado às 14h02

FacebookTwitterWhatsApp
Beth poderá ser uma das representantes do Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Paris - Ana Patrícia Almeida/CPB
Beth poderá ser uma das representantes do Brasil nos Jogos Paraolímpicos de Paris - Ana Patrícia Almeida/CPB

Na sua última competição disputada no Brasil, antes dos Jogos Paralímpicos de Paris, a santista Beth Gomes bateu o próprio recorde mundial de lançamento de disco, na classe F53 (competidores sentados). A marca de 18m45 foi conquistada durante a disputa do Troféu Brasil de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

A atleta de 59 anos superou a própria marca mundial anterior de 17m80, registrada no Parapan de Santiago, em novembro do ano passado. “Estou muito feliz. Sinceramente, eu não esperava que bateria este recorde hoje. Nos treinos, eu estava conseguindo chegar a 17m e pouco, quase 18m. Mas acredito que o lado da gaiola tenha contribuído para que eu alcançasse essa marca. Lançar o disco na gaiola maior dá toda a confiança para nós, atletas, podermos executar os movimentos com maior tranquilidade. Mas só tenho a agradecer pelo trabalho que vem dando certo”, explicou a atleta.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Outros recordes

Beth Gomes também é recordista em outras duas modalidades. No lançamento de disco da classe F-53 (para cadeirantes), tem a marca de 7m75 obtida no Campeonato Mundial de Paris, em 2023. Já no lançamento de dardo, atingiu a marca de 13m89 na primeira etapa do Circuito Paralímpico, em março de 2023.

Possível convocação

Por ter cumprido com um dos critérios de classificação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o de ser campeã mundial durante o ciclo paralímpico, deve ser uma das representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. A convocação da equipe de atletismo está marcada para o dia 11 de julho, pelo  live no canal do CPB no YouTube.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!