VOLUNTÁRIOS E CONVOCADOS

Eleições 2024: Justiça Eleitoral começa a convocar mesários

Nomes de convocados ou voluntários que trabalharão nas eleições serão publicados em edital por juízes eleitorais, até dia 7 de agosto

Redação
Publicado em 10/07/2024, às 12h47 - Atualizado às 13h45

FacebookTwitterWhatsApp
Convocação, via edital, segue até dia 7 de agosto - Imagem: Reprodução / TRE-SP
Convocação, via edital, segue até dia 7 de agosto - Imagem: Reprodução / TRE-SP

A Justiça Eleitoral anunciou o início do período para a publicação dos editais com os nomes de mesários designados para atuar nas Eleições Municipais 2024. Iniciado ontem (9), o prazo segue até 7 de agosto. No período,  o juiz eleitoral publicará o edital com os nomes de eleitores que comporão as mesas receptoras de votos e de justificativa. Também serão convocadas as pessoas que prestarão apoio logístico e outros serviços durante as eleições. Além da publicação dos nomes em edital, os mesários serão intimados “pelos meios considerados necessários”, informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

Mesários são cidadãos, convocados ou voluntários, que atuam na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral, no dia de uma eleição. Eles trabalham tanto no primeiro quanto no segundo turno. Quem desejar colaborar voluntariamente com a Justiça Eleitoral deve se inscrever.

Apesar do trabalho como mesário não ser remunerado, quem presta o serviço tem direito a uma série de benefícios, como o dobro de dias de folga sem perda de salário, vantagem em situação de desempate em concursos públicos e possibilidade de isenção de taxa de inscrição em concursos públicos estaduais. Os mesários recebem um auxílio-alimentação de R$ 60. 

Para atuar como mesários, o eleitor recebe treinamentos específicos e orientações de técnicos da Justiça Eleitoral, que os preparam para o dia das eleições (os dias de treinamento também garantem dois dias de folga). A cada pleito, são convocadas pessoas maiores de 18 anos e em situação regular na Justiça Eleitoral, para atuar na data da votação.

Segundo informações do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), nas eleições de 2022, o estado de São Paulo contou com mais de 410 mil mesários no 1º turno, e mais de 409 mil, no 2º turno.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!