DEU RUIM

Tempo carrancudo deve “melar” eclipse solar anular no litoral de SP

Eclipse solar anular acontece na tarde deste sábado (14), mas a probabilidade de que o tempo siga ruim em todo litoral paulista é bem alta

Esther Zancan
Publicado em 13/10/2023, às 14h39 - Atualizado às 15h40

FacebookTwitterWhatsApp
Canal do You Tube do Observatório Nacional vai transmitir o eclipse ao vivo - Divulgação/Getty Images
Canal do You Tube do Observatório Nacional vai transmitir o eclipse ao vivo - Divulgação/Getty Images

O tempo carrancudo, com muita chuva, além de estragar o feriadão prolongado de Nossa Senhora Aparecida no litoral de São Paulo, deve “melar” um dos eventos astronômicos mais aguardados do ano: o eclipse solar anular, que acontece neste sábado (14).

Agora:eclipse solar 'anel de fogo' começou em todo Brasil | VEJA AO VIVO

O Portal Costa Norte foi conversar com o  consultor em climatologia, astronomia e geologia da ONG Amigos da Água, de Santos, Rodolfo Bonafim, para saber como vai ficar o tempo durante o eclipse. Mas as informações não são nada animadoras, infelizmente. 

Bonafim contou que a probabilidade de o tempo estar ruim durante o eclipse é muito alta. O sábado deve ser um dia ainda de muita umidade em todo o litoral paulista. O eclipse deve começar a partir das 15 horas, com seu auge previsto para às 16h50 e término por volta de 17h50. A previsão indica que a chuva pode até cessar em alguns momentos, mas mesmo assim é muito difícil observar um eclipse com o sol entre nuvens.

Mapas de como vai ser o eclipse no Brasil
Mesmo se o sol estivesse a pino no litoral de SP, só 40% do astro ficaria encoberto pela lua - Reproduções/Redes Sociais

“Litoral bom para ver o eclipse só o do Nordeste”, brincou Bonafim. “Pode até ter alguns momentos de melhorias (no litoral paulista), mas não serão suficientes para a gente conseguir ter uma visão plena do eclipse”, contou o climatologista. Ele lembrou também que na faixa do estado de São Paulo, mesmo se o tempo colaborasse, só 40% do sol ficaria encoberto pela lua, devido a nossa posição geográfica. 

Mesmo durante o ápice do fenômeno, não vai dar nem para sentir o céu um pouco mais escuro, pois mesmo se houvesse sol, o escurecimento já seria bem baixo. 

Eclipse de 1994

Aliás, o litoral de São Paulo tem um histórico de nunca ter sido um bom lugar para a observação de eclipses do sol. Bonafim disse que bem poucos fenômenos dessa natureza conseguiram ser observados da região.

Ele lembrou de uma das únicas exceções à regra. Em novembro de 1994, quando houve o eclipse total do sol na região Sul do Brasil. No estado de São Paulo, apesar do fenômeno ter sido parcial, o astro-rei ficou bastante encoberto pela lua, e até do litoral deu para contemplar o espetáculo.

Bonafim recordou que observou o fenômeno do Posto 2, na orla santista, e que no momento em que houve a cobertura máxima da lua, ao olhar para o horizonte, na direção do mar, a tonalidade era de um cinza azulado impressionante e que logo começou a ventar. Ele explicou que isso ocorre porque, quando há uma súbita redução da quantidade de luz solar, a pressão atmosférica muda. 

Outubro chuvoso

Bonafim também comentou sobre esse mês de outubro chuvoso que o litoral de São Paulo vem enfrentando. Ele lembrou que outubro não costuma ser um mês muito ensolarado na região, mas que neste ano a chuva está demais e que praticamente só houve um dia de sol pleno, a quarta-feira (11). 

Pessoas com guarda chuvas em Santos
O mês de outubro está mais para "chuvoutubro" no litoral paulista - Prefeitura de Santos

O climatologista também recordou que, mesmo quando houve a forte onda de calor que atingiu boa parte do Brasil em setembro, o litoral paulista não apresentou temperaturas muito altas, mesmo em tempos do fenômeno El Niño. Ele explicou que nesta época do ano, entre agosto e outubro, há uma brisa de sudeste a leste muito forte no litoral paulista e que o El Ninõ acaba até forçando mais essa brisa. 

Para não perder o eclipse

Eclipse do sol
O jeito vai ser assistir o eclipse pela internet - Imagem ilustrativa/Pixabay

Para quem não quer perder o eclipse de jeito nenhum, uma boa dica é acompanhar pelo canal do You Tube do Observatório Nacional. O órgão anunciou que vai transmitir o eclipse solar anular ao vivo, em uma ação integrada internacional em parceria com a agência espacial norte-americana, a NASA, e o Time and Date

A transmissão terá início às 11h30 da manhã (Hora Legal de Brasília) quando o eclipse anular estará começando na costa oeste dos EUA, e vai acompanhar todo o percurso da anularidade até que chegue ao seu final, na costa leste do Brasil. 

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!