RARIDADE DO CÉU

Agora: eclipse solar 'anel de fogo' começou em todo Brasil | VEJA AO VIVO

Fenômeno não será visto do litoral paulista devido a uma frente fria que passa pela região; acompanhe o eclipse 'anel de fogo' ao vivo

Redação
Publicado em 14/10/2023, às 15h22 - Atualizado às 15h41

FacebookTwitterWhatsApp
Fenômeno ocorre quando a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra e seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol - Reprodução/Gretchen
Fenômeno ocorre quando a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra e seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol - Reprodução/Gretchen

O eclipse solar ‘anel de fogo’ começou no Brasil às 15h deste sábado (14). O fenômeno poderá ser visto de todo o país, mas apenas em algumas regiões do Norte e Nordeste será possível observar a formação de um “anel de fogo” brilhante, formado pela posição da Lua sobre a estrela central.

Esse tipo de eclipse é conhecido como anular e ocorre quando a Lua está no ponto mais distante de sua órbita da Terra, no que os astrônomos chamam apogeu. Assim, seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, possibilitando a aparição do anel.

Aqueles que estiverem nos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão apreciar o eclipse do dia 14 como anular. Devido a passagem de uma frente fria sobre o litoral de São Paulo, o tempo 'fechou' e não será possível acompanhar a olho nu o fenômeno na região.

A transmissão pode ser acompanhada pelo canal do Mistérios do Espaço no Youtube, que começou há poucos minutos e seguirá até seu momento final, às 17h no Brasil. Assista abaixo.

Perigo de olhar para o Sol

É importante ressaltar que é perigoso olhar diretamente para o Sol, mesmo durante um eclipse. A radiação solar pode causar danos irreversíveis à retina, podendo levar à cegueira.

Para observar o eclipse com segurança, é recomendado o uso de filtros solares apropriados, como os que cumprem o padrão internacional de ISO 12312-2.

Caso não disponha de filtros solares, é possível observar o eclipse de maneira indireta, através de uma projeção. Para isso, basta usar um pedaço de papelão com um furo no meio e projetar a imagem do Sol em um papel branco.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!