ATENÇÃO!

Litoral de SP tem alerta para ressaca marítima e chuvas fortes

Ressaca marítima promete ondas de até 2,5 metros de altura, no litoral norte; acumulado de chuva pode chegar a 100mm

Estéfani Braz
Publicado em 04/03/2024, às 20h43 - Atualizado em 05/03/2024, às 08h40

FacebookTwitterWhatsApp
Praia da Sununga, em Ubatuba, em período de ressaca marítima - Reprodução/Internet
Praia da Sununga, em Ubatuba, em período de ressaca marítima - Reprodução/Internet

A Marinha e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram, na segunda-feira (4), alertas importantes para a região do litoral norte de São Paulo. Um deles refere-se à possibilidade de ressaca marítima. Segundo o comunicado, ondas de até 2,5 metros de altura podem ser registradas nas cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba

O aviso é válido até a próxima quarta-feira (6). No período, o órgão recomenda que sejam evitados todos os tipos de esportes aquáticos como surfe, kitesurf, windsurf e canoagem. Caso haja mudança nesta previsão, a Marinha deve emitir um novo alerta. O aviso também se estende a algumas regiões do Rio de Janeiro. 

A Marinha orienta que pescadores e navegantes consultem as informações das condições do tempo na rede social oficial do serviço meteorológico marinho antes de irem ao mar. Já o órgão estadual divulgou aviso de chuva forte entre terça-feira (5) e quinta-feira (7), com acumulado podendo chegar a 100mm. A Defesa Civil  recomenda atenção a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Também orienta a não  atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Para as pessoas que moram em área de risco, é preciso atenção aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas.

Em casos mais graves, procure a Defesa Civil pelo telefone 199.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!