Radar da Unesp foi instalado na Ponta da Sela, para auxiliar a Defesa Civil no monitoramento de áreas de risco do litoral norte de SP
Um radar meteorológico da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi instalado em uma torre metálica na Ponta da Sela, na região sul de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. O investimento para aquisição do radar foi de cerca de R$ 10 milhões, realizado pela Unesp com verba federal. Já o custeio para sua instalação veio do governo do estado de São Paulo e prefeitura do município.
O equipamento foi posicionado no arquipélago, em novembro do ano passado, quando se iniciou a fase de testes. Desse local, será realizado o monitoramento meteorológico, por 18 meses, de áreas de risco do litoral norte de São Paulo e Bertioga, região afetada por uma série de deslizamentos de terra após chuvas recordes ocorridas no verão de 2023.
O equipamento já emite dados para o IPMet – Centro de Meteorologia da Unesp, no qual são processados e compartilhados com a Defesa Civil estadual, responsável pela emissão de alertas à população.
A professora Gabriela Ramos Hurtado, coordenadora executiva do IEAMar – Instituto de Estudos Avançados do Mar da Unesp, disse: “A partir de agora, posicionado no local e na altura ideal, será possível iniciarmos efetivamente o monitoramento meteorológico, uma vez que não teremos bloqueio, tendo assim uma melhor visão para o canal de interesse, de São Sebastião – Bertioga”.
A definição do local para a instalação do novo radar foi fruto de um estudo conjunto entre a Unesp e a Defesa Civil. O terreno escolhido na Ponta da Sela é propriedade particular, cedida para esse trabalho.
O equipamento é um radar meteorológico Banda-X, de fabricação norte-americana, com 500 watts de potência, antena de 1,80m e, embora seu alcance se estenda a 120km, a configuração atualmente estabelecida pelos pesquisadores é de 50km, proporcionando uma maior sensibilidade na captação dos dados.