MAR REVOLTO

Santos está em estado de atenção para maré alta e ondas de até 3 metros

Caso as previsões se confirmem, podem ocorrer alagamentos pontuais; não são esperados impactos em estruturas urbanas costeiras de Santos

Redação
Publicado em 04/03/2024, às 10h27 - Atualizado às 10h46

FacebookTwitterWhatsApp
Aumento do nível do mar pode ser de até 50 centímetros - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Aumento do nível do mar pode ser de até 50 centímetros - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

A cidade de Santos está em estado de atenção devido à previsão de ondas de até 3 metros e aumento do nível do mar em até 50 centímetros - em relação à tábua de marés – com mar agitado já a partir da noite de terça-feira (5). As irfomações são do boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa realizada em conjunto com a Defesa Civil de Santos, divulgado no domingo (3).

De acordo com o relatório, na região da baía de Santos há previsão de ondas do quadrante sul, que podem ultrapassar 3 metros de altura na manhã de quarta-feira (6), por volta das 9 horas. Já com relação ao nível do mar, a maré poderá alcançar 1,7 metro na baía e 1,9 metro no interior do estuário, com pico previsto para o início da madrugada de quarta-feira, à 1 hora.

Segundo o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de 'atenção' devido à previsão de altura significativa das ondas, entre 2 e 3 metros, podendo evoluir para ‘alerta’ caso ultrapasse os 3 metros.

O boletim do NPH aponta ainda que, caso as previsões oceanográficas se confirmem, podem ocorrer alagamentos pontuais, porém não são esperados impactos em estruturas urbanas costeiras de Santos por causa da intensidade e direção preferencial das ondas. Mesmo assim, a orientação da Defesa Civil é para que as pessoas evitem práticas náuticas no período de mar agitado.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!