Reajuste foi de 5,59%, pelo valor do Índice Geral de Preço - Mercado (IGPM) no período de doze meses; tarifa foi instituída em fevereiro de 2023
Estéfani Braz
Publicado em 07/01/2025, às 21h57
Os novos valores da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Ubatuba, no litoral norte, passaram a vigorar no dia 1º de janeiro. O reajuste foi de 5,59%, pelo valor do Índice Geral de Preço - Mercado (IGPM), no período de doze meses. Todos os valores constantes das tabelas vinculadas à Planta Genérica de Valores foram atualizados.
A TPA é uma cobrança diária no acesso ao município, criada sob o argumento de gerar recursos para reparar os impactos ambientais gerados pelo turismo. O decreto que aumenta o valor da taxa foi publicado em 11 de novembro do ano passado, no Diário Oficial do municipio. O montante arrecadado é destinado à preservação das praias, Mata Atlântica e biodiversidade local. Além disso, projeto aprovado na Câmara da cidade permite que 30% do recurso sejam enviados para outras áreas, sem a necessidade de aprovação do Conselho Municipal do Meio Ambiente.
A lei que instituiu a tarifa, em fevereiro de 2023, isenta veículos que permanecem por menos de quatro horas na cidade e carros com placas de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba, Paraty, São Luiz do Paraitinga, Cunha e Natividade da Serra. O motorista em dúvida sobre a Taxa de Preservação Ambiental de Ubatuba, ou que queira consultar se há débito pendente em relação à tarifa, pode fazer a consulta pelo site.
Estéfani Braz
Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila