ALERTA

Golpes por telefone: Vigilância Sanitária de Ubatuba alerta população

Proprietários de estabelecimentos reportaram tentativas de golpes; órgão esclarece que não faz contato por telefone e que visitas são presenciais

Gabriela Petarnella
Publicado em 21/11/2023, às 16h01

FacebookTwitterWhatsApp
Em caso de dúvida, o comerciante deve entrar em contato com o órgão pelos meios oficiais - Freepik
Em caso de dúvida, o comerciante deve entrar em contato com o órgão pelos meios oficiais - Freepik

A vigilância sanitária de Ubatuba emitiu um alerta nesta tarde (21), aos comerciantes do município, esclarecendo que o órgão de fiscalização não envia notificações por meio de dispositivos móveis e tampouco solicita informações pessoais por chamadas telefônicas. Proprietários de estabelecimentos reportaram tentativas de golpes cometidos por pessoas não identificadas.

Segundo os relatos, indivíduos apresentando-se falsamente como representantes da vigilância fazem contato com estabelecimentos comerciais alegando ter recebido denúncias de falta de álcool em gel nos balcões dos estabelecimentos. Para que o golpe se concretize, o falsária encaminha um código por mensagem de celular (SMS) para ter acesso ao processo da suposta infração. Ao repassar o código fornecido, os comerciantes têm seus celulares clonados.

Neilton Nogueira, diretor da Vigilância em Saúde, esclarece que essa abordagem é claramente fraudulenta e ressalta que os profissionais do órgão trabalham apenas com visitas presenciais aos estabelecimentos, portando as devidas credenciais oficiais e que de forma alguma autuam por telefone.

Nogueira reforça que em caso de dúvida, a população pode entrar em contato pelo número (12) 3834 2323, meio de contato oficial do órgão, ou ir presencialmente na sede, localizada na rua Cunhambebe, número 521, no Centro, para obter informações mais precisas.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!