Ubatuba registra 936 casos confirmados de dengue e mais de mil, em investigação; ações foram reforçadas para evitar crescimento ainda mais expressivo
Estéfani Braz
Publicado em 04/03/2024, às 21h11 - Atualizado em 05/03/2024, às 08h48
As campanhas de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, foram reforçadas em todos os municípios do estado de São Paulo. Apesar disso, os números continuam em alta. Em Ubatuba, no litoral norte, houve crescimento de 25% dos casos em uma semana.
O boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica da cidade aponta que, até esta segunda-feira (4), foram registrados 936 casos de dengue. Na semana passada, foram 749. Ainda de acordo com o documento, 1.311 ainda estão em investigação.
Segundo a prefeitura de Ubatuba, os números acompanham a situação em todo o estado. De acordo com o Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, o estado registrou, até a manhã da segunda (4), 138.259 casos confirmados e 79.000 em análise.
O médico e virologista Maurício Lacerda Nogueira, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), afirma que existe a possibilidade de que 2024 se torne o ano com o maior número de casos suspeitos, e, provavelmente, confirmados, da história do Brasil.
Isso porque é esperado um aumento significativo até abril. Nos últimos 20 anos, o pico de casos foi registrado entre o final de março e meados de maio.
Estéfani Braz
Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila