PERIGO

Aranha peçonhenta surpreende clientes em mercado no litoral de SP | VÍDEO

Espécie armadeira é comumente encontrada em plantações de banana e foi parar no setor de hortifruti do supermercado Tenda, em Ubatuba

Rebeca Freitas
Publicado em 17/11/2023, às 16h32 - Atualizado em 18/11/2023, às 09h32

FacebookTwitterWhatsApp
Armadeiras são nativas da América do Sul e América Central - Reprodução/ Diário do Nordeste
Armadeiras são nativas da América do Sul e América Central - Reprodução/ Diário do Nordeste

Uma aranha peçonhenta foi encontrada junto às bananas do supermercado Tenda, no bairro Itaguá, em Ubatuba, no domingo (12). O fotógrafo Renan Life reside na cidade do litoral de São Paulo, e é frequentador assíduo do atacadista. “Eu não tinha nem visto a aranha, foi minha namorada que viu. Eu tava do lado pegando banana, ela quase picou meu pé”, relata. “Como eu não sabia que ela era uma espécie tão venenosa e por eu já está acostumado a fazer trilhas e ver aranhas cobras entre outros animais na natureza, minha primeira reação foi de apenas fazer um storie pra mostrar a aranha com meus amigos do Instagram, pois realmente era muito grande e muito bonita”, completa. 

A aranha é comumente chamada de armadeira, mas tem como nome científico Phoneutria nigriventer. Enquanto o fotógrafo filmava o animal, sua namorada alertou um funcionário próximo, que tentou colocar a aranha dentro de um caixote para removê-la do local. “Com certeza ele também achou que era uma simples aranha e também não tinha noção que era tão venenosa”, informa Renan. 

Em entrevista ao Portal Costa Norte, o biólogo da Reserva Natural do Sesc Bertioga, Marcelo Bokermann, explica a maneira adequada de lidar com a situação. “A recomendação é buscar alguém com conhecimento para efetuar a captura do animal. Em cada cidade, há uma entidade encarregada desse tipo de resgate. Enquanto aguarda assistência, uma medida que pode ser adotada se a aranha estiver no chão ou em uma superfície lisa, é cobri-la com um pote. Você pode por um peso sobre o recipiente, sinalizar a área para manter as pessoas afastadas e, em seguida, solicitar ajuda a alguém qualificado para lidar com o animal. Quando essa pessoa chegar, ela provavelmente utilizará um pote, equipada com luvas a uma distância segura, para conduzir a aranha para dentro do recipiente. Após fechar o pote, o animal pode ser liberado em outro local, preferencialmente onde existam outras aranhas-armadeiras”. 

O bicho foi provavelmente transportado junto com as frutas e apresenta risco de morte para pessoas e animais. O biólogo e professor universitário Ricardo Samelo alerta que as aranhas do gênero Phoneutria são consideradas de importância médica, pois podem levar uma pessoa a óbito. "O risco maior é de fato o óbito, no entanto, a maioria dos casos evolui de forma positiva, com recuperação total após acidente. O risco para crianças é maior, bem como para pessoas já debilitadas por doenças, principalmente idosos. De qualquer maneira, o ideal é procurar atendimento médico após a picada, pois existe soro para o tratamento”, explica.

Em nota enviada ao Portal Costa Norte, o supermercado Tenda lamentou o incidente e esclareceu que o controle de pragas na unidade está regular, respaldado por documentação apropriada. O caso foi considerado isolado, nunca tendo sido registrado anteriormente, e a empresa reafirmou seu compromisso com a saúde de clientes e colaboradores.

Sobre a espécie 

aranha
Armadeiras têm preferência por lugares escuros - Brasil Escola 

De acordo com Bokermann, a aranha do vídeo é uma adulta fêmea “Os machos têm as patas mais longas e o abdômen menor. Lembrando que as aranhas têm o corpo composto de duas partes, o tórax e o abdômen. E o abdômen da aranha, quando é fêmea, a tendência é de ser maior, mais gordo. Nesse caso, pode ser que ela comeu alguma coisa, predou algum animal, e ficou inchada. Ou pode ser mesmo que ela esteja para fazer uma postura de seus ovos em uma oteca, que é o nome do casulo de tecido que é feito pela teia da aranha e que ela deposita os ovos dentro”, relata.

O nome popular dessas aranhas está relacionado com a posição que adotam no momento de defesa. “Ela tem dois nomes principais, é chamada de aranha armadeira, porque ela arma o bote quando está em defesa. Quando está acuada ela levanta as quatro patas dianteiras, duas de um lado e duas do outro, e fica apoiada pelas quatro patas traseiras”, cita. “Outro nome que é dado para ela é de aranha da bananeira, ou aranha banana, porque é muito comum nas plantações essa aranha ser encontrada dentro dos cachos de banana”, expõe Marcelo. 

Bokermann também destaca a importância do cuidado com outros animais, pois o veneno da aranha pode causar graves consequências. Ele ressalta que a aranha, ao picar um animal, injeta veneno como uma forma de pré-digestão, facilitando a alimentação. Ele destaca que o veneno pode ter um efeito prejudicial em animais como gatos e cachorros, podendo levá-los à morte.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!