Golpistas estão entrando em contato com empresários se passando pela Vigilância Sanitária; entenda esquema que tenta arrancar dados
Rebeca Freitas
Publicado em 14/11/2023, às 16h07
Golpistas estão ligando para comerciantes de Bertioga se passando pela Vigilância Sanitária do município, na tentativa de acessar dados dos empresários. A Secretaria Municipal de Saúde informou em nota que estas comunicações são falsas e que toda a comunicação realizada pela Vigilância em Saúde é feita pelo telefone (13) 3317-2058.
Victória Cristina Eberhardt é do setor administrativo do Restaurante Caravelas, localizado no centro da cidade. Ela foi uma das escolhidas para a aplicação do esquema. “Ligaram aqui afirmando ser da Vigilância Sanitária e que tinham feito uma denúncia anônima sobre sabonete, álcool em gel e papel toalha disponível no restaurante. Falei que nós tínhamos e ela perguntou se eu poderia enviar uma foto para comprovar. Falei que sim e passei o número administrativo do Caravelas. Só que ela falou que não poderia ser e que tinha que ser o telefone que eu estava em mãos. Ai eu passei meu celular pessoal”, explica.
O golpe foi aplicado por uma mulher que se identificou como ‘Carla da Vigilância Sanitária’. “Começou a chegar notificações daquele código do WhatsApp para você se conectar em outro celular. Ela me falou que ia chegar um protocolo, mas não estava chegando protocolo nenhum, o que estava chegando era o código de segurança do meu WhatsApp, quando eu falei isso para ela, ela desligou na minha cara”, afirma Victória.
O Departamento de Vigilância Sanitária de Bertioga afirma que dúvidas ou esclarecimentos referentes ao assunto, podem ser tratados na sede do órgão, localizado na Praça Vicente Molinari, s/nº, ao lado do Hospital Municipal, ou pelo telefone (13) 3317 2058.
Rebeca Freitas
Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)