OBRAS EM SÃO VICENTE

São Vicente entra no programa estadual Rios Vivos e recebe R$ 3,4 milhões

Município da Baixada Santista terá desassoreamento de canais na avenida Penedo e no bairro Catiapoã; ordem de serviço foi assinada durante reunião do Condesb


Redação
Publicado em 09/02/2026, às 11h55

FacebookTwitterWhatsApp

São Vicente entra no programa Rios Vivos e recebe R$ 3,4 milhões
Assinatura garantiu obras de desassoreamento em canais da cidade - Divulgação/Prefeitura de são Vicente


São Vicente, na Baixada Santista, passou a integrar o programa estadual Rios Vivos, iniciativa do governo do estado de São Paulo voltada à prevenção de alagamentos. Cidade receberá desassoreamento dos canais das avenidas Penedo e Alcides de Araújo (Catiapõa), regiões historicamente afetadas por chuvas intensas e pela elevação da maré. 

Investimento destinado a São Vicente é de R$ 3,4 milhões e contempla o desassoreamento de 1,65km de canais, dos quais 1,05km na avenida Alcides de Araújo, e 0,65m na avenida Penedo.

Intervenção prevê a remoção de sedimentos como areia, lodo, lixo e vegetação, com o objetivo de ampliar a capacidade de vazão da água e reduzir o risco de transbordamentos.



Segundo a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, o investimento reforça a atuação conjunta entre os municípios da região. “Esse recurso fortalece o planejamento integrado entre as cidades para enfrentarmos problemas históricos causados pelos alagamentos. Desde 2023, já são mais de R$ 17,3 milhões destinados à Baixada Santista”, detalhou.

O projeto é coordenado e fiscalizado pela SP Águas, órgão estadual responsável pelas intervenções previstas no programa Rios Vivos.

Além da nova ação, a prefeitura de São Vicente mantém outras frentes de trabalho para mitigar os impactos das enchentes. Entre elas, a reestruturação do canal da avenida Eduardo Souto, com 750 metros de extensão, que beneficiou bairros como Cidade Náutica, Jóquei, Tancredo, Vila Fátima e Pompeba, contribuindo para a redução de alagamentos nessas regiões.



Município também conta com plano de macro e microdrenagem, que estima a necessidade de aproximadamente R$1 bilhão em investimentos para solucionar os problemas de enchentes em toda a cidade.

A administração municipal segue em articulação com os governos estadual e federal para viabilizar novas etapas das intervenções.

A ordem de serviço foi assinada na sexta-feira (6), durante a 262ª Reunião Ordinária do Condesb, realizada no Rocket Sea Club, bairro Japuí. A cerimônia também marcou o encerramento do ciclo do prefeito Kayo Amado na presidência do conselho regional.



Durante sua gestão, o chefe do Executivo liderou articulações para garantir a inclusão dos municípios da Baixada Santista no programa estadual de desassoreamento.

Ao comentar a conquista, o prefeito destacou o simbolismo de concluir o mandato à frente do Condesb com mais um avanço regional. “Assinamos, junto à secretária Natália Resende, a Ordem de Serviço que garante a entrada de São Vicente no programa Rios Vivos. Iniciamos esse diálogo em 2024, consolidamos o investimento para a região em 2025 e agora transformamos esse trabalho em ação concreta para a nossa população”, afirmou

Kayo Amado reforçou que as ações não representam uma solução isolada para o problema. “Os alagamentos afetam nossa região há décadas. Mesmo diante das limitações orçamentárias, seguimos trabalhando com planejamento, diálogo e projetos estruturados para captar recursos. Sabemos que não é uma solução isolada, mas é mais um passo concreto para amenizar os impactos das chuvas na vida das pessoas”, concluiu.



Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!