Prefeito de São Vicente convida presidente da Câmara, Hugo Motta, para seminário nacional sobre subfinanciamento de cidades, marcado para 10 de março

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, cumpriu agenda oficial em Brasília, para dar voz aos municípios que sofrem com o subfinanciamento, no Brasil.
Como vice-presidente de Territórios Subfinanciados da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Kayo reuniu-se com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para formalizar convite para seminário nacional sobre o tema, marcado para o dia 10 de março, no auditório Nereu Ramos, na própria Câmara.
Encontro focou na distorção no repasse de recursos, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). São Vicente é o maior exemplo dessa disparidade: apesar de ser a 83ª cidade mais populosa do país, ocupa apenas a 4.822ª posição em renda per capita, com receita inferior a 87% das cidades brasileiras.
Prefeito ressaltou que "a criança que nasce em uma cidade pobre não pode ter menos direitos do que a que nasce em um município rico. As oportunidades precisam ser iguais para todos".
Kayo defende que as regras atuais de repasse precisam ser corrigidas pelos governos estadual e federal, para combater essa desigualdade que afeta cerca de 78 milhões de pessoas, nos mil municípios mais pobres do país.
Além do debate sobre o fundo de participação, a comitiva da FNP apresentou outras pautas urgentes ao Congresso, como:
Durante o seminário, serão apresentados estudos técnicos detalhados sobre a defasagem nos critérios de distribuição de verbas.
Evento no Congresso contou com a presença de prefeitos de diversas capitais e grandes cidades, como Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Campinas e Natal, o que reforça o coro pela revisão do pacto federativo.