CULTURA

Conheça misteriosa e intrigante lenda da 'Toca do Índio' de São Vicente

Em 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore Brasileiro, que tal conhecer uma lenda do litoral paulista?

Amanda Oliver
Publicado em 21/08/2021, às 20h19 - Atualizado em 17/05/2022, às 13h47

FacebookTwitterWhatsApp
Obra de Benedicto Calixto - Benedicto Calixto
Obra de Benedicto Calixto - Benedicto Calixto

Muito mistério, segredos e emoções compõem a lenda da ‘Toca do Índio’, que conta um pouco sobre como os primeiros moradores de São Vicente lidavam com as invasões de piratas na Cidade e as tentativas de furto do ouro local. Certo dia, uma pequena e corajosa indígena encontrou um antigo mapa.

Muito curiosa, ela resolveu passear pelas praias vicentinas para descobrir para onde o mapa levava. Ela passou a tarde caminhando pela orla, observando cuidadosamente cada canto e cada pedra com formato diferente.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/LITORALNORTEINFOs E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Quando já estava cansada, quase voltando para a tribo, o sol começou a se pôr, com sua cor alaranjada refletindo na beira d’água. De repente, a indígena percebeu algo estranho: uma pedra começou a brilhar!

A índia se aproximou e percebeu um rastro de luz que guiava até uma passagem escondida, sabendo que poderia ter encontrado o que procurava. Ao entrar na passagem, mesmo a menina sendo pequena, precisou engatinhar para conseguir atravessar.

Depois de longos minutos, quando já estava sem fôlego, chegou a uma linda e grande gruta, com baús de tesouro e ouro por toda a parte. O céu da gruta era tão escuro, que parecia o céu no auge da madrugada e sem estrelas.

Mas o que realmente atraiu a atenção da indígena foram as paredes cobertas por mapas desenhados por seus ancestrais.

Os novos mapas encontrados por ela indicavam trilhas para o Caminho de Peabiru, que levava São Vicente ao coração do Império Inca, caminho que ligava a Cordilheira dos Andes até o Oceano Atlântico, atravessando quatro países: Peru, Paraguai, Bolívia e Brasil.

Com o mistério solucionado, a jovem índia resolveu guardar esse segredo com ela para que o tesouro de seus ancestrais não corresse perigo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!