ACIDENTE MARÍTIMO

Petróleo vaza no litoral de SP em operação entre navios

Acidente aconteceu em São Sebastião e, segundo a Cetesb, o risco de danos à balneabilidade das praias é baixo; Ministério do Meio Ambiente acompanha o caso

Lenildo Silva
Publicado em 10/01/2024, às 15h47 - Atualizado às 16h00

FacebookTwitterWhatsApp
Transpetro, Ibama e Cetesb confirmam acidente durante operação ship-to-ship em São Sebastião - Reprodução
Transpetro, Ibama e Cetesb confirmam acidente durante operação ship-to-ship em São Sebastião - Reprodução

Um vazamento de óleo durante a transferência entre navios foi identificado, na manhã de terça-feira (9), no mar do Terminal Aquário Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. A Transpetro, responsável pela operação, confirmou o acidente e informou que já conteve o vazamento, que ocorreu na conexão de uma mangueira de abastecimento; com isso, parte do óleo foi arrastado pela maré e formou reflexos brilhantes na água.

Em nota enviada à reportagem, a Petrobras Transporte S.A. (Transpetro) informou que o petróleo vazou durante uma operação ship-to-ship (transbordo de cargas entre navios), e que imediatamente a companhia interrompeu a transferência do produto entre as embarcações e acionou suas equipes de resposta à emergência para conter o óleo vazado. “A Transpetro reafirma seu compromisso com as regiões onde atua, com respeito à segurança, ao meio ambiente e às pessoas. A companhia está investigando as causas da ocorrência”, disse em nota.

Procurado pela reportagem, o Ministério do Meio Ambiente disse que o Ibama foi informado sobre o vazamento de óleo no Terminal Aquário Almirante Barroso (Tebar), em São Sebastião, durante o transbordo do produto entre dois navios. “Por se tratar de um empreendimento licenciado pelo estado de São Paulo, o vazamento é gerenciado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). O Ibama acionou o grupo Plano de Área de São Sebastião, para acompanhamento, e mantém contato com os órgãos estaduais para apoiar no controle do acidente”, respondeu o ministério comandado por Marina Silva.

O que diz a Cetesb

A Cetesb informou que os técnicos da companhia foram mobilizados, na tarde de ontem (9), para prestar atendimento a um vazamento de óleo cru, durante uma operação de carregamento entre dois navios; o vazamento ocorreu na conexão de uma mangueira de abastecimento, e o óleo vazado ficou inicialmente retido entre os dois navios. Parte do produto acabou sendo arrastado pela maré para o meio do canal de navegação, formando uma iridescência (reflexos brilhantes) na água.

Técnicos da Agência Ambiental de São Sebastião explicaram que o óleo vazado foi de pequena proporção e sua quantidade ainda está sendo estimada. E que, por orientação da Cetesb, a Petrobras/Transpetro instalou barreiras de contenção no entorno dos navios, e oito lanchas trabalharam nas operações de batimento e dispersão mecânica da mancha presente no canal. Segundo eles, até o momento, o óleo não atingiu nenhuma praia da região e se deslocou para alto mar.

Ainda de acordo com a companhia, na mesma data foi feito o trabalho de lavagem do costado dos navios e, parte do material que vazou no mar foi recolhido por absorção. Hoje (10), acontece uma avaliação do acidente, das ações emergenciais e das providências tomadas pelos representantes do Tebar para conter o vazamento e serão aplicadas as medidas administrativas cabíveis. A Cetesb ressalta que técnicos permanecerão monitorando a situação, mas a possibilidade desta iridescência prejudicar a balneabilidade das praias ainda é remota.

O Portal Costa Norte tentou contato com a prefeitura e com a Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

O que é operação ship-to-ship

Operação ship-to-ship (STS) é a transferência de carga de petróleo e seus derivados entre embarcações localizadas em águas jurisdicionais brasileiras, podendo ocorrer com as embarcações em movimento ou atracadas. As cargas normalmente transferidas por métodos STS incluem petróleo bruto, gás liquefeito, carga a granel e produtos petrolíferos.

Lenildo Silva

Lenildo Silva

Cursa jornalismo na Faculdade Estácio

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!