TURISMO

Taxa de ocupação hoteleira em São Sebastião sobe 10,69% em janeiro de 2024

Pesquisa revela crescimento histórico da taxa de ocupação, na primeira semana de 2024, impulsionado por aumento expressivo de turistas estrangeiros

Redação
Publicado em 08/01/2024, às 21h10 - Atualizado em 09/01/2024, às 09h42

FacebookTwitterWhatsApp
Primeira semana de 2024 obteve o maior índice percentual de taxa de ocupação - Divulgação PMSS
Primeira semana de 2024 obteve o maior índice percentual de taxa de ocupação - Divulgação PMSS

Um levantamento realizado pela  Secretaria Muicipal de Turismo (Setur) apontou  crescimento na taxa de ocupação hoteleira da costa sul à costa norte do município, na primeira semana de janeiro, comparada aos mesmos meses de anos anteriores. A pesquisa feita pelo Centro de Informações Turísticas (CIT) de São Sebastião indicou que, a primeira semana do ano de 2024 obteve o maior índice percentual de taxa de ocupação, com a média semanal de 86,68%.

No ano de 2021, foram registrados 75,99% de ocupação, número mais baixo devido ao período da pandemia de Covid 19. Nos anos seguintes, thouve um crescente: em 2022, a taxa de ocupação foi de 82,36% e, em 2023, 83,34%. O resultado reflete investimentos na área, tais como participação em feiras nacionais e internacionais de turismo e promoção de press trip com jornalistas estrangeiros.  Além disso, o município promove diversas atividades e eventos durante o ano, o que atrai turistas nos períodos de alta e baixa temporadas.

Houve também aumento no número de hotéis cadastrados no Cadastur, um salto de 175, em 2017, para cerca de 250 estabelecimentos identificados em 2024. Outro dado importante observado é que o município teve um aumento de 40% de turistas estrangeiros, de acordo com pesquisas periódicas feitas com base nas assinaturas dos livros presentes nos CITs e  do Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (CIET), em  contato com o setor hoteleiro de São Sebastião.

A alta taxa de ocupação hoteleira é um importante indicador para o setor turístico, pois demonstra a demanda por serviços e produtos turísticos. O crescimento observado em São Sebastião é positivo para o município, pois gera emprego, renda e movimenta a economia local.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!