Ações de zeladoria e escuta ativa vão atender moradores do José Menino, morro Nova Cintra, Paquetá e Piratininga, até o fim de julho
A quarta fase do programa Viva o Bairro, promovido pela prefeitura de Santos, começa na segunda-feira (23) e segue até o fim de julho, levando atendimento, escuta e melhorias urbanas a quatro regiões da cidade: José Menino, morro Nova Cintra, Paquetá e Piratininga.
Entre os dias 23 e 27 de junho, a etapa inicial será dedicada à ouvidoria itinerante e ao mapeamento de demandas. Moradores poderão registrar suas necessidades diretamente com equipes da prefeitura, em trailers instalados em pontos estratégicos: praça Washington, no José Menino (Orquidário), e rua Coronel José João Jorge, 98, no Piratininga (Sociedade de Melhoramentos). O atendimento funcionará das 10h às 16 horas.
As ações de zeladoria urbana começam no dia 30 de junho e seguem até 25 de julho. Os serviços incluirão raspação, caiação, poda, corte de grama, tapa-buracos, substituição de grelhas e bocas de lobo, além de reparos em praças e manutenção geral. A execução será coordenada pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), com base nas demandas levantadas na etapa anterior.
Locais que terão serviços de raspação a partir de 30 de junho:
Na fase final do programa, entre 28 e 30 de julho, será feito um balanço das ações executadas. Em seguida, de 31 de julho a 2 de agosto, moradores participarão de pesquisa para avaliar o impacto das melhorias e a qualidade do atendimento prestado. A ação é coordenada pela Sepref em parceria com a Ouvidoria e Controle, com objetivo de promover escuta ativa da comunidade e garantir respostas mais ágeis às necessidades locais. Segundo a prefeitura, o modelo integrado busca melhorar a qualidade de vida nos bairros atendidos.
A próxima etapa do Viva o Bairro contemplará os bairros Gonzaga, São Bento, Vila Nova e Vila dos Criadores-Alemoa.