Maior cidade do litoral de São Paulo oferece praias, uma infinidade de opções de passeios e também uma rica história para os que a visitam
Santos, no litoral de SP, cidade amada e adorada por todos. A queridinha do litoral de São Paulo reúne todas as opções de lazer possíveis, abrangendo todos os públicos e gostos. Além da beleza, fauna e flora mescladas com uma metrópole cheia de oportunidades, o município preserva prédios históricos e proporciona uma ampla oportunidade de cultura aos visitantes.
Mas Santos realmente é aproveitada ao máximo? Todos os potenciais turísticos encantadores inexplorados podem te surpreender. Confira a reportagem produzida pelo Portal Costa Norte onde todas as suas perguntas (ou quase todas) serão respondidas.
A cidade portuária de Santos, localizada no litoral do Estado de São Paulo, fica a cerca de 75 quilômetros da capital paulista. Com o tempo médio de 1h10 de viagem, o visitante pode utilizar as vias do Sistema Anchieta-Imigrantes. A rodovia Imigrantes ou a via Anchieta são opções viáveis para a descida até o litoral. No caminho, há pedágio - o mais caro do Brasil, de R$ 30,20.
Qual a melhor época para visitar a cidade de Santos? Essa pergunta depende do perfil do visitante. Se você curte movimento, clima agitado e festança, os feriados prolongados, meses de férias (julho, dezembro e janeiro) costumam trazer grande movimento à cidade.
Porém, se há preferência por lugares calmos, as visitas podem ser organizadas fora de temporada ou com planejamento de locais menos frequentados, optando por conhecer uma parte inexplorada da cidade.
Essa resposta depende de você. Guarujá fornece praias requisitadas, possui a fama de condomínios luxuosos, porém, a cidade apresenta uma infraestrutura menor que a cidade de Santos, que dentre todas, se destaca pela evolução, considerada por muitos como de metrópole praiana.
De acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano, medição estabelecida pela Organização das Nações Unidas, a cidade de Santos está em 5º lugar no ranking de melhores cidades do Brasil, no quesito qualidade de vida. E está entre os 50 municípios brasileiros com o maior rendimento do Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Muito além de dados, há ditados, músicas e artes homenageando o município, afinal, quem nunca ouviu “Eu vim de Santos, sou Charlie Brown”?
Para muitos a cidade de Santos é classificada como o paraíso dos aposentados. Sendo eleita a melhor cidade para se viver após os 60 anos, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), iniciativa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.
Além, da titularidade notória sobre quão bom é viver no local, a juventude também vive bem na cidade, pois Santos mantém o título de Cidade Educadora desde 2008, concedido pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice).
Muito mais que a titularidade de queridinha do litoral, Santos, além de belíssimas praias, tem o maior jardim de praia do mundo, registrado em 2002 pelo Guinness World Records, que emoldura os sete quilômetros de faixa arenosa, com 5.335m de extensão e largura entre 45m e 50m, totalizando 218.800m². O jardim também é uma galeria de arte a céu aberto, onde estão 38 estátuas e monumentos.
Longe da praia também há inúmeras opções para o deleite dos visitantes, como o bairro comercial Gonzaga, onde se concentram três grandes shoppings e diversas galerias. No local é possível encontrar cinemas, lojas de todos os tipos e uma grande variedade de restaurantes. Próximo ao Canal 6, sentido Ponta da Praia, fica o Aquário de Santos, indispensável para a criançada. O local possui diversos animais curiosos e até interação direta com os mesmos.
As praias de Santos se dividem por bairros, cada uma com sua própria característica e público de preferência, além da opção de lazer no jardim da orla, que sempre surpreende pelas fontes, artes e beleza. Todas as praias são ideais para todas as idades.
Praia de divisa com o município vizinho, São Vicente. A Praia do José Menino é a queridinha dos surfistas, visto que a maré possui maior força no local, com grandes ondas.
Na frente da Praia do José Menino, localizado no jardim, há uma famosa fonte com uma estátua de surfista, local que marca a escolinha de surf municipal. Escolhida por quem prefere locais abertos e pouco frequentados, durante a época de veraneio, essa praia costuma ser pouco visitada em comparação com as outras.
Localizada no Canal 3, a Praia do Gonzaga apresenta intenso movimento devido ao fácil acesso ao bairro Gonzaga, onde se concentra grande parte dos comércios santistas. No jardim há a Praça das Bandeiras, frequentada em grande parte pelo público jovem. Para quem gosta de passear, tomar sorvete, fazer compras e pegar sol, nesta localização tudo é possível! Adentrando na avenida Ana Costa, é possível observar cinemas, restaurantes e até hotéis, para quem não quer ficar longe da curtição.
Localizada entre a Praia do Gonzaga e a Praia do Embaré, esta localização apresenta um meio termo irresistível. Para quem não é 8 ou 80, a Praia do Boqueirão possui característica residencial, mas ainda fornece estrutura para aproveitar à vontade.
No jardim há uma fonte chamada de espelho d'água, e tem programação para todos os gostos. Durante a tarde, aos sábados, há uma feirinha de artesanato, com diversas opções de quitutes e mimos para levar para casa. Para o público jovem, há a batalha da Conselheiro, toda quarta-feira às 19h. O evento busca valorizar a música e o rap brasileiro, reunindo MC 's da cidade que disputam em batalhas de rimas.
A Praia do Embaré é conhecida pela famosa Igreja do Embaré. Com diversos quiosques aclamados, como Wolfster e Burgman, o ambiente fornece atração para todos os públicos. O local é badalado e próximo ao Canal 4, onde ocorrem encontros de jovens aos sábados. Ainda próximo ao local, existe a Praça do Padre, onde uma estátua católica fica em meio a duas vias, formando uma praça de frente para a igreja.
Entre os canais 5 e 6, a Praia da Aparecida é perfeita para descansar após uma caminhada, ou para levar as crianças para passear. Requisitada devido à Fonte do Sapo, que dispõe de amplo espaço para a prática de esportes, no local é comum observar crianças andando de patins ou skate. O mar no local é calmo e raso, fornecendo uma segurança maior. Porém, sempre lembre-se de observar as condições marítimas e banhar-se próximo ao posto dos bombeiros.
Dona da atenção de todo visitante, a Ponta da Praia possui vista para os navios que saem do porto, uma bela mureta para as fotos e muito mais! A Prefeitura de Santos reformou a orla recentemente, disponibilizando bancos com entrada usb, iluminação, fontes sem muretas, onde as crianças podem entrar e se molhar, e até pontos de prática de Parkour. No local, em meio a avenida da praia, está o Aquário de Santos, indispensável para a criançada. O local possui diversos animais curiosos e até interação direta com os mesmos.
Santos tem diversos pontos turísticos que podem ser visitados a qualquer tempo, faça chuva ou faça sol, do inverno ao verão, e que valem muito o seu tempo. Algumas destas atrações são gratuitas e outras tem ingressos que custam até R$ 10,00.