BANANADA

Santos já teve fábrica de doces de banana famosa mundialmente

A Leoneza Comercial e Industrial, fundada em 1904, na Vila Mathias, tinha como destaque a bala de banana; produtos da fábrica santista eram exportados

Esther Zancan
Publicado em 10/07/2024, às 08h47 - Atualizado às 09h25

FacebookTwitterWhatsApp
Antiga fábrica da Leoneza ficava na rua da Constituição, na Vila Mathias - Reprodução/Google
Antiga fábrica da Leoneza ficava na rua da Constituição, na Vila Mathias - Reprodução/Google

Yes, nós temos bananas / Bananas pra dar e vender / Banana menina tem vitamina / Banana engorda e faz crescer. A famosa marchinha de Carnaval, composta por Braguinha, nos faz lembrar da fruta, mas também de um tempo em que Santos tinha banana para vender. A cidade já abrigou uma fábrica de doces de banana, famosa mundialmente, a Leoneza Comercial e Industrial, fundada em 1904. Sua sede era na rua da Constituição, 551, na Vila Mathias.

Acompanhe o Costa Norte no Google Notícias

Os produtos da Leoneza, além de serem queridinhos pelos santistas, também eram exportados para a Europa. De acordo com a Fundação Arquivo e Memória de Santos, um dos destaques da fábrica era a bala de banana, de um sabor e textura sem igual. Mas havia também outros produtos, como a Banana Santista e o Bombom de Banana, hummmm. 

Doce de banana santista
Embalagem da famosa Banana Santista - Reprodução

Santos produzia a fruta e também a escoava pelo porto. Estima-se que, entre 1905 e 1911, a cidade chegou a ter 3 milhões de bananeiras. A bacia do Macuco era o local mais comum de desembarque da fruta. Essa atividade fez com que o cais santista chegasse a ser reconhecido, nacionalmente, a partir dos primeiros anos da década de 1910, como o “Porto das Bananas”. Nessa época, a fruta ocupava o posto de segundo produto mais movimentado na escala de embarque, perdendo apenas para o café.

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Há duas versões para o nome da fábrica. A primeira diz que faz referência ao país africano Serra Leoa, do qual a palavra “banana” pode ter surgido. Já a outra versão defende que o nome ‘Leoneza’ seria uma referência à cidade de Léon, na Espanha, da qual teria vindo a família proprietária da indústria. A Leoneza fechou as portas em 1994. 

Com informações de Fundação Arquivo e Memória de Santos

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!