ALMA SANTISTA

Será que o tradicional pão de cará leva mesmo cará na receita?

O famoso pãozinho, sucesso entre moradores da Baixada Santista e turistas, é considerado um patrimônio cultural da cidade de Santos

Redação
Publicado em 05/05/2024, às 08h08 - Atualizado às 10h19

FacebookTwitterWhatsApp
Quem resiste a um pão de cará? - Paulispan
Quem resiste a um pão de cará? - Paulispan

O pão de cará é um verdadeiro ícone de Santos e faz sucesso também em outras cidades da Baixada Santista e entre os turistas. Mas, uma dúvida sempre existiu: será que o pão de cará leva mesmo cará na sua receita?

Bem, a resposta é que, atualmente, não. A receita mais comum de hoje em dia leva ovos, manteiga, leite, açúcar, sal, farinha de trigo, fermento biológico e água. Ah, e  as pinceladas de gema para dar aquele brilho na casquinha. Mas, e antigamente? Será que o tubérculo cará marcava presença?

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Há relatos de que, em um tempo em que a farinha de trigo era um artigo caro e escasso, o tradicional pãozinho talvez levasse, sim, o cará em sua receita. Mas há também quem garanta que o pão leva esse nome por causa de sua semelhança com o cará, já que não é nem doce, nem salgado, e também por ter uma coloração mais escura, que lembra a do tubérculo.

Cará
O tradicional pãozinho talvez leve o nome de cará pela sua semelhança com o tubérculo - Reprodução/Brasil Escola

Outra “polêmica” que envolve o pãozinho é que, cada localização dele na assadeira tem um “fã-clube” ardoroso. Há quem não abra mão do cará do meio, e deixe bem claro sua exigência no balcão da padaria. Mas há também aqueles que gostam mesmo é do cará da ponta, e ainda os que, sendo pão de cará, não fazem nenhuma objeção.

Com cará ou não, do meio ou da ponta, a verdade é que a textura fofinha do pão o torna ideal para ser consumido de várias maneiras e em diversas horas do dia. E, além de delicioso, ele é considerado um patrimônio cultural da cidade de Santos desde 2022. A lei nº 4.032 registrou o pão de cará  como patrimônio cultural imaterial do município de Santos, graças a sua  relevância para a memória, identidade e formação da sociedade santista. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!