ALMA SANTISTA

Conheça o imóvel residencial mais antigo da cidade de Santos

Conhecido como Palacete Mauá ou Casarão da Tuiuti, imóvel é testemunha viva da história, bem no Centro histórico de Santos

Redação
Publicado em 28/05/2024, às 10h09 - Atualizado às 10h45

FacebookTwitterWhatsApp
Casarão fica ao lado do Museu do Café, em frente ao porto de Santos - Reprodução/Google
Casarão fica ao lado do Museu do Café, em frente ao porto de Santos - Reprodução/Google

O imóvel residencial mais antigo de Santos permanece em pé, como testemunha viva da história, bem no Centro histórico da cidade. Ele fica na rua Frei Gaspar, número 6, esquina com a rua Tuyuti, de frente para o porto de Santos e ao lado da Bolsa do Café, atual Museu do Café. Segundo a Fundação Arquivo e Memória de Santos, o prédio data de 1818, e, no passado, era conhecido por Palacete Mauá. Mais recentemente, é chamado de Casarão da Tuiuti. A construção manteve seus traços arquitetônicos, apesar das diversas reformas, com destaque para a profusão de janelas, que, antigamente, ajudavam a refrescar os ambientes.

O palacete também abrigou um dos bailes mais impressionantes do século 19: a Festa dos Meteoros, que ocorreu na segunda-feira de Carnaval de 1882. O jornal Diário de Santos, que circulou entre 1872 e 1918, noticiou: “O mais suntuoso e brilhante baile que temos assistido em nossa cidade”. O casarão foi moradia do coronel José Antônio Vieira de Carvalho, governador da Fortaleza de Ipanema, vereador, juiz e presidente da Câmara Municipal. Foi ainda sede do Banco Mauá, do famoso barão de Mauá.

Casarão da Tuiuti
Janelas serviam para refrescar o ambiente interno das construções - Reprodução/Google

A construção centenária, com quase 3 mil m², também aquartelou tropas do Império, durante a Guerra do Paraguai. Em um período bem mais recente, na década de 1980, o casarão serviu de cenário para gravações da novela Os Imigrantes, da TV Bandeirantes. Atualmente, o espaço é voltado a eventos e atividades culturais e comerciais. 

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!