ALMA SANTISTA

Conheça a história de Margot Rittscher, primeira surfista de Santos e do Brasil

Margot nasceu nos Estados Unidos, mas mudou-se para Santos quando tinha 15 anos; ela surfou uma onda pela primeira vez na década de 1930

Redação
Publicado em 16/06/2024, às 08h12 - Atualizado às 16h50

FacebookTwitterWhatsApp
Margot relatava a sensação de liberdade ao surfar, como “formidável” - Reprodução/Arquivo Pessoal
Margot relatava a sensação de liberdade ao surfar, como “formidável” - Reprodução/Arquivo Pessoal

Quem olha os surfistas nas ondas das praias de Santos pode nem saber, mas a verdade é que a cidade foi o berço do surfe no Brasil. E, o pioneirismo não para por aí. Uma santista de coração também foi a primeira surfista do país. Margot Rittscher nasceu em Nova York, nos Estados Unidos, mas se naturalizou brasileira. Ela se mudou para Santos, junto com a família, quando tinha 15 anos. Margot e seu irmão Thomas entraram para a história quando ambos pegaram a primeira onda, isso na década de 1930, no mar de Santos, com uma prancha de madeira que havia sido construída por eles mesmos. 

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Além de Margot e Thomas, outros pioneiros do surfe em Santos e no Brasil foram Osmar Gonçalves, Jua Hafers e Silvio Malzoni. Margot surfou até a década de 1960. Seu pioneirismo não ficou marcado apenas nas ondas santistas, mas também no campo profissional, já que ela era executiva de uma companhia de navegação no porto de Santos, um setor que, naquela época, ainda era dominado pelos homens. 

Margot Rittsher
Margot mudou-se com a família para Santos quando tinha 15 anos - Reprodução/Arquivo Pessoal

Margot costumava relatar  a sensação de liberdade ao surfar, como “formidável”. Seu amor pelo mar durou toda a sua vida. Ela morava perto da praia, nas imediações do canal 5. Margot faleceu aos 96 anos, em julho de 2012. Seu último desejo foi atendido: suas cinzas foram jogadas no oceano, bem em frente ao local onde residia. 

Com informações de Fundação Arquivo e Memória de Santos e Livro: Santos, onde Nasceu o Surfe no Brasil

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!