Houve um tempo em que ir à praia por divertimento não era hábito mas, sim, terapia para enfermidades; conheça um pouco mais sobre essa história
Que um dia à beira-mar tem o poder de relaxar a mente e o corpo, é algo bem conhecido. Mas sabia que houve um tempo no qual um bom banho de mar era também recomendação médica, inclusive indicada em receita? A verdade é que esse hábito que nós no litoral temos de, em qualquer folguinha, correr para a praia, é algo relativamente novo em termos históricos. Antigamente, não se visitava tanto assim a região da orla. Em Santos, por exemplo, a ocupação dessa região da cidade, que também era conhecida como praia da Barra, era praticamente inexistente no século 19 e até o início do século 20, segundo a Fundação Arquivo e Memória de Santos.
O núcleo da cidade ficava na região central, atual Centro histórico. Em época anterior à abertura das avenidas que atualmente ligam esta área à orla da praia, e também dos bondes, ir à praia era praticamente uma aventura. Logo, visitar apenas para lazer não era um hábito entre os santistas.
Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp
Nessa época, alguns médicos passaram a prescrever aos seus pacientes ir à praia e tomar um belo banho de mar, dependendo da enfermidade. Eles eram recomendados para problemas de pele, musculares e dos nervos. Era usual que os médicos escrevessem “banho de mar” na receita.
A prova de que os banhos de mar eram considerados terapêuticos está, inclusive, no nome de uma das praias santistas, a do Embaré. De origem indígena, a palavra embaré significa ‘local de cura’, o que demonstra que esses povos já tinham conhecimento dos benefícios que o mar proporciona à saúde humana há muito tempo.
A Fundação Arquivo e Memória de Santos lembra também que, na década de 1920, a região da orla de Santos já despontava como um espaço para turismo e lazer, com hotéis na praia do Gonzaga que ofereciam cabines de banho para os frequentadores trocarem de roupa, antes de se entregar a um bom banho de mar.
E, se você ficou com vontade de entrar no mar depois de ler essa matéria, a boa notícia é que a previsão do tempo para esta quinta-feira (23), em Santos, segundo o Instituto Climatempo, é de um dia ensolarado, sem perspectiva de chuvas e temperaturas que podem chegar aos 32 graus. Já se a sua preocupação é com a balneabilidade, o boletim mais recente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) mostra que todas as praias santistas estão com bandeira verde, ou seja, próprias para banho. Então, é só vestir o biquíni ou a sunga e aproveitar.