CHEIRINHO DE CAFÉ

Confira as mais de 80 atrações do Festival Santos Café, que acontece em julho

9ª edição do festival será realizada entre os dias 6 e 9 de julho, no centro histórico de Santos; degustações e venda do grão estão entre as atrações

Redação
Publicado em 26/06/2024, às 10h59 - Atualizado às 11h19

FacebookTwitterWhatsApp
Festival Santos Café é um dos principais eventos do calendário turístico da cidade - Divulgação/Prefeitura de Santos
Festival Santos Café é um dos principais eventos do calendário turístico da cidade - Divulgação/Prefeitura de Santos

Os “coffee lovers” já têm programa agendado para o mês de julho, na cidade de Santos. A 9ª edição do Festival Santos Café será realizada no próximo feriado prolongado da Revolução Constitucionalista de 1932 (6 a 9 de julho), com mais de 80 atrações em diversos pontos do Centro Histórico santista. 

Siga o Costa Norte no WhatsApp e receba as principais notícias do litoral de São Paulo

Organizado pela Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos (Seectur), o festival é um dos principais eventos do calendário turístico da cidade. Para esta edição, estão programadas atrações como degustação e venda do grão de várias localidades do país, apresentações musicais de vários ritmos, oficinas, walking tours e visitas monitoradas, lazer para crianças, feira de economia criativa, gastronomia, cerveja artesanal e muito mais. Confira.

Museu do Café

Tradicionalmente, o Museu do Café (rua XV de Novembro, 95) recebe a abertura do festival, que, neste ano, será realizada no dia 6 de julho, com apresentação da violinista Lyarah Liv, inauguração da galeria de fotos dos ex-presidentes da Bolsa Oficial de Café e homenagens.

O prédio da Bolsa Oficial do Café também será palco para visitas monitoradas à torre do relógio, sucesso de público em todas as edições do festival (horários e inscrições pelo site do museu); atividades para crianças no Espaço Café com Leite; degustação e oficinas sobre preparação da bebida, minibarista, brigadeiro de café (inscrição pelo site ou retirada de ingressos na bilheteria 30 minutos antes).

Bulevar da rua XV de Novembro

Para quem quiser conhecer mais sobre o quanto o grão e sua exportação moldaram a história de Santos, o bulevar da rua XV de Novembro será o ponto de partida dos walking tours, com guia da Seectur (saída do prédio da Associação Comercial, sempre às 14h) e o temático e lúdico ‘Café, Cafezal, Cafezinho’ com a guia e atriz Claudia Torres (16h), além de apresentações do Clube do Choro de Santos.

O local também abrigará a xícara instagramável do festival, ponto tradicionalmente procurado por milhares de pessoas para a tradicional foto com o prédio da Bolsa do Café ao fundo.

Casa da Frontaria Azulejada

A economia criativa  tomará conta da Casa da Frontaria Azulejada (rua do Comércio, 92) com dezenas de empreendedores locais da feira Feito em Santos. Além disso, o público contará com massagem com aroma de café, apresentações musicais e a Rota da Cerveja Artesanal.

Rei do Café

Baristas profissionais de todo o Brasil mostrarão seus talentos na Copa Santista de Barista, marcada para o Rei do Café (rua Gonçalves Dias, 34/36). O local terá ainda estandes de 12 empresas oferecendo degustação gratuita e venda de cafés e rodas de conversa sobre a importância do processo de moagem e do pós-colheita na qualidade do café.

Este também será o ponto para conferir apresentações musicais de MPB, pop rock, samba e forró nos quatro dias.

Festival Santos Café
Atrações não vão faltar na edição 2024 do Festival Santos Café - Divulgação/Prefeitura de Santos

Garagem dos bondes

A garagem dos bondes (Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo) concentrará mais 18 empresas com degustação gratuita e venda de café, visitas monitoradas aos carros ferroviários históricos (11h às 16h) e apresentações musicais de jazz, bossa nova, rock, forró, samba e MPB).

Estação do Valongo

Para quem quiser aprender a preparar deliciosos pratos com café, o Estação Bistrô Restaurante-Escola (Estação do Valongo - Largo Marquês de Monte Alegre) oferecerá oficinas de sagu de café servido com creme inglês com notas de cumaru (dia 6, às 15h, com a chef Janaina Cardoso); risoto de café (dia 7, as 15h, com o chef Junior Monteiro); coffee jelly com creme inglês de café bianco (dia 8, às 15h, com a chef Lucas Lyogui) e rolinho de taioba com camarão e molho de café (dia 9, às 15h com o chef Franklin Bin). Retirada de ingressos 30 minutos antes.

Na área, o público também poderá pedir para um artista fazer sua caricatura (130 por dia, com retirada de senhas), comprar produtos de empreendedores locais na Feira Feito em Santos Valongo ou tomar aquela ‘gelada’ com a Rota da Cerveja Artesanal.

Doca Antiguidades

Na região do Valongo, o Doca Antiguidades (rua Tuyuti, 26) terá voz e violão com Fernanda Garcia e Gabriela Craveiro (dias 6 e 7, às 13h) e piano com Sandra Regina (6 e 7, às 14h30).

Rua Comendador Neto

Não vai faltar diversão para os pequenos na área kids do festival, situada na rua Comendador Neto. Entre as atrações, maquiagem infantil, brinquedos infláveis, espaço pet, esculturas com balões, apresentação de palhaços, contação de histórias e muito mais.

Com informações de prefeitura de Santos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!