AGENDA CULTURAL

Festivais prometem atrair milhares de visitantes ao Centro Histórico de Santos

Festival Santos Café, Festa Inverno - Santos 2024, Primavera Criativa e Santos Criativa Festival Geek estão entre os eventos programados para a região

Redação
Publicado em 21/06/2024, às 14h12 - Atualizado às 14h40

FacebookTwitterWhatsApp
Festival Santos Café está marcado para o feriado prolongado de 6 a 9 de julho - Prefeitura de Santos
Festival Santos Café está marcado para o feriado prolongado de 6 a 9 de julho - Prefeitura de Santos

O segundo semestre de 2024 promete ser agitado no Centro Histórico de Santos. Muita cultura, música, lazer, café, um mar de flores e a magia do Natal estão entre as atrações que devem passar por lá. Em 2023, para se ter uma ideia, mais de 442 mil pessoas compareceram aos festivais que a prefeitura santista tem realizado no Centro, como forma de incentivar a revitalização desta região da cidade.

Para este ano, a perspectiva é de atrair ainda mais gente, já que alguns destes festivais serão reforçados. Exemplo disso é o Festival Santos Café, marcado para o feriado prolongado de 6 a 9 de julho. Ele terá um dia a mais de duração do que a versão do ano passado, que atraiu mais de 90 mil moradores e turistas.

Siga o Costa Norte no Whatsapp e receba as principais notícias no litoral de São Paulo

O Parque Valongo, que a partir de julho se tornará o mais complexo turístico da cidade, além de maior projeto de revitalização da área portuária santista, será palco do próximo evento do centro histórico. Entre 12 de julho e 4 de agosto, entidades beneficentes do município vão tocar o centro gastronômico para arrecadar recursos para seus projetos.

Obras do Porto Valongo
Obras da primeira fase Porto Valongo estão na reta final - Doug Martins/Prefeitura de Santos

A Festa Inverno - Santos 2024 ocupará a área do Armazém 4, com 2.400m², onde, além da infraestrutura para a montagem de lanchonetes e restaurantes, haverá palco para shows e demais atrações. Os participantes terão acesso ainda a toda a estrutura, como píer de contemplação fixo, píer flutuante para atracação de pequenas embarcações, playground, quadras e uma roda gigante, que será instalada no local especialmente para a festividade.

A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, explicou que a prefeitura tem investido nos festivais porque são parte essencial do processo de revitalização do centro histórico. “O sucesso de público que temos registrado confirma que esta é a estratégia correta. Além de atrair mais visitantes e divulgar a cidade, ainda procuramos incentivar a economia criativa, dando oportunidade para que empreendedores locais apresentem e vendam seus produtos em todos estes festivais temáticos”.

Selley prosseguiu: “O turismo é uma atividade reconhecida mundialmente como mola propulsora de desenvolvimento econômico, geração de empregos e renda para a população. E os festivais, junto com o turismo de negócios, alavancado por termos um dos mais modernos centros de convenções do Brasil, são parte essencial deste processo”.

Imigrantes

Os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil serão comemorados no fim de semana entre 31 de agosto e 1º de setembro. Outro tradicional e anual tributo a esses e outros povos que ajudaram a construir o país está marcado para o feriadão de 12 de outubro: o Festival do Imigrante, que vai levar ao centro muitas danças e comidas típicas de vários países, oficinas e outras atrações para toda a família.

A chegada da estação mais colorida do ano, em 21 de setembro, será celebrada mais uma vez com milhares de flores decorando toda a cidade, música, lazer e gastronomia na Primavera Criativa.

O maior evento de cultura pop do país, o Santos Criativa Festival Geek, organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), está previsto para o feriado da Proclamação da República (15 de novembro). E, para receber o período de festas, a partir de dezembro, o centro histórico se enche de luz e magia com o Natal Criativo.

Festival Geek
Santos Criativa Festival Geek está previsto para o feriado da Proclamação da República - Prefeitura de Santos

Na opinião do presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), Arthur Veloso, os eventos da prefeitura são extremamente positivos, pois fomentam o setor e fazem com que as empresas tenham a possibilidade de demonstrar a qualidade do serviço. “A nossa região é conhecida pelas praias e verão empolgante, mas essas atrações culturais fora de temporada incentivam o crescimento do setor, independentemente da época do ano. E Santos está cada vez mais atrativa, caminhando lado a lado com os hotéis, bares e restaurantes, a fim de proporcionar a melhor experiência aos turistas e à população”.

Com informações de prefeitura de Santos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!