QUENTE E CHEIA

Calor histórico atrai mais de 200 mil turistas a Santos

Com termômetros batendo os 36°C, cidade recebeu dezenas de milhares de turistas durante fim de semana. Número supera o de feriados

Redação
Publicado em 25/09/2023, às 18h05

FacebookTwitterWhatsApp
Santos no domingo (à esq.) e imagem de drone da cidade - Imagens: Reprodução / Santos Cidade / Dronefabiano68
Santos no domingo (à esq.) e imagem de drone da cidade - Imagens: Reprodução / Santos Cidade / Dronefabiano68

Com temperaturas próximas de recordes históricos, a movimentação turística durante o fim de semana em Santos aproximou-se das registradas em feriados e na alta temporada de verão. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25) pela prefeitura, mais de 221,1 mil turistas visitaram a cidade no período. A rede hoteleira da cidade ficou 80% ocupada.

O número de turistas foi apurado pela Seção de Pesquisa Turística (Sepesq), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), com base nas informações da Ecovias, concessionária do sistema Anchieta Imigrantes: ao todo, 246,8 mil veículos desceram a serra rumo ao litoral ao longo do final de semana.

A prefeitura enfatizou que o fim de semana não era de temporada de verão e classificou a movimentação como ‘’fora da curva”. As temperaturas na cidade chegaram aos 36°, informou o órgão.

Em um fim de semana "normal", o número de turistas em Santos, disse a administração, superou o registrado na Páscoa deste ano (200 mil) e chegou perto do feriado do Dia do Trabalho (227 mil). O período que atraiu mais visitantes neste ano foi o Carnaval, com 354,9 mil.

Para a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, as altas temperaturas colaboram, mas a alta movimentação na cidade reflete o reconhecimento da infraestrutura que a cidade oferece, além da Primavera Criativa, evento que ofereceu dezenas de atrações no Centro Histórico.

“Claro que as altas temperaturas ajudaram. Mas, acreditamos que são fatores que se somam para atrair os turistas. Foi um fim de semana digno de alta temporada e isso compensou a baixa que tivemos no mês de agosto”, avalia.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, apesar do grande público espalhado pela cidade, não houve nenhuma ocorrência grave, apenas registros de rotina. “Intensificamos a presença da Guarda Civil Municipal nos pontos com maior concentração de pessoas e, com a ajuda da Polícia Militar, tivemos um fim de semana com muita tranquilidade”.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!