NOVIDADE

Aquabus será opção de transporte para melhorar mobilidade em Ilhabela

O transporte aquático tem o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na avenida principal, além de ser uma nova atração turística no município

Gabriela Petarnella
Publicado em 25/09/2023, às 16h33

FacebookTwitterWhatsApp
O aquabus terá preço acessível e passagem integrada ao Bilhete Único - Prefeitura Ilhabela
O aquabus terá preço acessível e passagem integrada ao Bilhete Único - Prefeitura Ilhabela

A prefeitura de Ilhabela anunciou a retomada do projeto de Aquabus, um sistema de transporte público marítimo que deve começar a circular em breve. A medida visa melhorar o fluxo de veículos no município, que sofre com superlotação em picos de temporada.

O Aquabus é uma embarcação semelhante a uma balsa ou um catamarã, que fará o percurso dos bairros do Curral, no extremo sul, até a Vila Salga, no extremo norte da cidade. O sistema fará paradas em todas as praias que têm piers.

Inicialmente, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana Cristobal Parraga, os piers que estão sendo adaptados para embarque e desembarque são dos bairros da Vila, Engenho D'água, Perequê e Barra Velha. À medida que mais piers se tornarem viáveis, a cobertura será expandida para incluir outros bairros.

O sistema contará com três embarcações de capacidade para 50 pessoas, incluindo espaço e acessibilidade para PCDs. Além disso, os passageiros poderão usufruir de ar condicionado e televisões de tela plana.

Cristobal Parraga enfatizou que o sistema visa facilitar a rotina diária dos moradores, que poderão fugir do trânsito, e incentivar os visitantes a reduzir o uso de carros dentro da cidade. "O passeio será muito bonito, mesmo para os moradores e vai acabar virando atração turística por isso. Imagina pegar o pôr do sol com a vista do mar, no fim de tarde?"

De acordo com Parraga, o prefeito Toninho Colucci planeja oferecer o mesmo preço das passagens de ônibus e a integração com o Bilhete Único, sistema eletrônico já existente no transporte público do município. Não residentes pagarão o valor integral. Atualmente os valores dos ônibus são R$ 2,10 com o Bilhete Único e R$ 5,00 quando pago em dinheiro.  

Os horários de funcionamento também serão semelhantes aos dos ônibus e das balsas, com os três Aquabus operando juntos, durante o horário comercial. O secretário ainda pontuou que o planejamento de saídas extras ou noturnas vão depender da demanda e, excepcionalmente para os passeios à noite, a operação exigirá uma adaptação de iluminação nos píeres.

Desde o anúncio, a população tem reconhecido as vantagens que o sistema pode oferecer ao município. "Creio que será uma ótima opção de transporte, principalmente na temporada, onde as vias públicas enfrentam condições de trânsito intenso, atrasando principalmente a vida do morador. Por morarmos em uma ilha, precisamos ter visão ampliada, e usar o mar ao nosso favor", disse Marcela Goes, moradora de Ilhabela. Ela finalizou ressaltando que se o custo for mesmo viável para o cidadão, será ótimo.

O projeto do Aquabus foi desenvolvido durante o mandato anterior de Colucci, em 2012, e a administração subsequente não prosseguiu com ele. Durante este período as embarcações ficaram sem uso e no momento, estão sendo reformadas para voltar a ativa.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!