ALMA SANTISTA

Bairro de Santos é conhecido por ser 'lar' de um santo e de um rei

Bairro do Valongo, que comemora aniversário neste 13 de junho, abriga o Santuário Santo Antônio do Valongo e o Museu Pelé

Redação
Publicado em 13/06/2024, às 08h11 - Atualizado às 10h18

FacebookTwitterWhatsApp
Santo Antônio e o Rei Pelé são os "moradores" ilustres do Valongo - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Santo Antônio e o Rei Pelé são os "moradores" ilustres do Valongo - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Um dos bairros de Santos é o 'lar', ao mesmo tempo, de um santo e de um rei. Poucos são os bairros, de qualquer cidade, que podem 'hospedar' tão importantes figuras ao mesmo tempo. Por isso, o Valongo pode chegar a causar 'inveja' a outras localidades. O bairro santista, que aniversaria neste dia 13 dejunho, é a 'casa' do Santuário Santo Antônio do Valongo, localizado em frente ao Museu Pelé.

Com muita história e tradição, o Valongo tem visto, nos últimos anos, a volta de santistas e turistas por suas ruas, desde que a prefeitura de Santos centralizou eventos dos mais variados tipos, para diferentes públicos, na região, em locais como o próprio Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1) e no Arcos do Valongo (rua Comendador Neto, 3).

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Aliás, falando em Museu Pelé, a 'casa' do Rei do Futebol, inaugurado em 15 de junho de 2014, está perto de completar 10 anos. Pelo espaço já passaram 490 mil visitantes, com uma média mensal de 5 mil. O recorde de público, com mais de 6 mil pessoas em um único dia, ocorreu em 30 de dezembro de 2022, um dia após a morte de Pelé. Além de abrigar peças do acervo de Edson Arantes do Nascimento, o museu tem recebido eventos de diversas categorias.

Museu Pelé
Museu Pelé ocupa os recosntruídos Casarões do Valongo - Prefeitura de Santos

Outro prédio histórico, também localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, é o da Estação do Valongo, sede da Secretaria Municipal de Empreendimento, Economia Criativa e Turismo (Seectur). O prédio foi inaugurado em 1867 pela São Paulo Railway,  a primeira estação ferroviária do estado de São Paulo. A Estação do Valongo também abriga o Estação Bistrô Restaurante-Escola, fruto de uma parceria entre a Seectur e a Unisantos, responsável pela formação de jovens nos cursos de serviços de alimentos e bebidas. 

Estação do Valongo
Estação do Valongo fica em frente ao Museu Pelé e ao lado do Santuário de Santo Antônio do Valongo - Prefeitura de Santos

Em frente à Estação do Valongo  saem os passeios da Linha Turística do Bonde, que propicia um encantador passeio por pontos históricos e culturais. Os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem o Centro Histórico santista, em um roteiro adaptado com sistema de audioguia e libras. São veículos originais, vindos de Portugal, Itália, Escócia e Japão. A presença destes veículos deu a Santos o título de Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.

Bonde de Santos
Bonde parte da frente da Estação do Valongo - Prefeitura de Santos

Um novo Valongo

O bairro do Valongo, atualmente, está com um pé no passado - tendo a preservação dos casarões históricos como base das iniciativas - e outro no futuro. De acordo com a prefeitura de Santos, essa característica atraiu investidores, como enfatizou o diretor comercial da RC Intermediações e representante da empresa paulistana Draft Construtora em Santos, Roberto Coutinho. Ele é um dos empresários  à frente de um empreendimento residencial que contará com 1.088 unidades habitacionais, distribuídas em seis torres, e que contará também com centro comercial, com 52 estabelecimentos comerciais, com academias de rede e até supermercado. "O Valongo é um bairro com muita tradição e, nós, da Draft Construtora, tivemos a grata satisfação de conhecer os projetos da prefeitura que estavam previstos para esta região do centro histórico", disse o empreendedor. O residencial, diz ele, já teve 200 unidades reservadas, mesmo na fase de pré-lançamento.

Bairro do Valongo
Valongo visto do alto - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Coutinho não esconde o otimismo com o crescimento do bairro. "O Valongo promete muito. Temos a possibilidade de ter aqui o novo terminal de passageiros da Concais, a primeira fase do projeto do Porto Valongo está praticamente pronta, entre outras iniciativas. Fizemos questão de colocar o nome como Residencial Novo Valongo, porque o bairro terá toda uma nova infraestrutura". As obras devem começar em novembro deste ano e o empreendimento está previsto para ser entregue em dezembro de 2027.

História

O historiador da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), Dionísio de Almeida, contou que o Valongo começou a se formar, gradativamente, a partir do início do povoamento de Santos, com a chegada de Braz Cubas, na primeira metade do século 16. "Esse povoamento vai em direção onde hoje é o bairro Valongo, mas a ocupação do lugar de uma forma mais efetiva só vai acontecer mesmo a partir da construção do Santuário Santo Antônio do Valongo, por volta de 1640". A data de comemoração do aniversário do bairro é 13 de junho em alusão ao dia de Santo Antônio.

Santuário Santo Antônio do Valongo
 Santuário Santo Antônio do Valongo data de 1640 - Prefeitura de Santos

O Santuário de Santo Antônio do Valongo é umas das primeiras igrejas do país e o segundo conjunto mais antigo de Santos. Em estilo barroco, possui paredes revestidas por murais de azulejos dos anos 1930 e, no altar-mor, um dos poucos tronos rotativos do país, com a Santíssima Trindade de um lado e, do outro, o ostensório para a Adoraçao Perpétua. Anexa à igreja, encontra-se a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, de 1691, onde está exposta uma imagem de são Francisco, em estilo barroco e tamanho real, orando diante de um Cristo Místico de Seis Asas.

Altar igreja Santo Antônio do Valongo
Altar da igreja Santo Antônio do Valongo - Prefeitura de Santos

Com informações de prefeitura de Santos

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!