ÓBITOS

Litoral de SP registra dois óbitos por afogamento no final de semana

Segundo o Grupamento de Bombeiros, no sábado (18), um homem de 79 anos morreu no mar de Ubatuba e outro de 42 em Mongaguá

Rebeca Freitas
Publicado em 20/11/2023, às 15h46 - Atualizado em 21/11/2023, às 09h05

FacebookTwitterWhatsApp
Praia de Maranduba foi cenário de afogamento fatal no fim de semana - UbatubaGuide
Praia de Maranduba foi cenário de afogamento fatal no fim de semana - UbatubaGuide

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), dois óbitos foram registrados fora das áreas de proteção dos guarda-vidas no litoral de SP durante o final de semana. As áreas não guarnecidas geralmente são costões rochosos e praias mais distantes. Os dois óbitos foram registrados no sábado (18), data marcada pelas altas temperaturas.

O primeiro deles ocorreu em Ubatuba e a vítima foi um homem de 79 anos, de São José dos Campos. O outro óbito ocorreu Mongaguá, outro homem, de 42 anos, natural de São Paulo. 

Ubatuba 

O afogamento ocorreu no esquerdo da praia da Maranduba. A vítima, de 79 anos, residente em São José dos Campos, não resistiu. Um efetivo de quatro guarda-vidas se deslocou até o local, após receber um pedido de apoio por telefone de um colega.

A URSA-95, única viatura disponível, seguiu para o local, solicitando apoio ao Samu. Chegando ao endereço indicado, a guarnição encontrou o guarda-vidas realizando a reanimação cardiopulmonar (RCP) há 27 minutos. A vítima foi imediatamente conduzida até o Pronto Atendimento (PA) da Maranduba, onde foi entregue aos cuidados médicos. Infelizmente ele não resistiu e veio a óbito.

O filho da vítima relatou que o pai, cardiopata, estava com água na altura do peito. O filho então saiu do mar deixando o pai sozinho. Após 10 minutos, populares o retiraram da água e acionaram o guarda-vidas. 

Mongaguá

Em Mongaguá, o GBMar foi acionado para atender uma ocorrência de afogamento de um homem que adentrou as águas e não retornou. A ocorrência, registrada às 16h27, foi atendida por seis membros do efetivo de guarda-vidas, juntamente com três viaturas.

Ao realizar a prevenção no setor, o guarda-vidas foi informado sobre o desaparecimento do homem, que havia ingerido bebida alcoólica antes de entrar no mar. A equipe do Bote Salvamento Inflável (BSI) foi acionada e localizou a vítima em grau 6 de afogamento, próxima à poita de pesca.

Após realizar os procedimentos de recuperação de afogados, a equipe conduziu a vítima ao pronto-socorro central, onde foi entregue aos cuidados da equipe médica. Posteriormente, a vítima veio a óbito. 

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!