AFOGAMENTOS

Banhistas são arrastados por correnteza em praias de Guarujá

Bombeiros resgataram vítimas na Enseada, Astúrias e Pitangueias no sábado (18); fim de semana contou com dois óbitos em outras cidades do litoral

Rebeca Freitas
Publicado em 20/11/2023, às 13h27

FacebookTwitterWhatsApp
Praia lotada foi reflexo do calor acima de 40ºC registrado no sábado (18) - GBMar
Praia lotada foi reflexo do calor acima de 40ºC registrado no sábado (18) - GBMar

O Guarujá, no litoral de São Paulo, teve um dia de calor histórico no sábado (18), no qual os termômetros chegaram a bater acima dos 40ºC. Por conta das altas temperaturas, as praias da 'Pérola do Atlântico' registraram superlotação. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), com apoio da PM, realizou o monitoramento das praias. O helicóptero Águia realizou patrulhamento preventivo pela orla, com maior foco nas praias do Tombo, Enseada e Pitangueiras. 

As entidades atuaram no salvamento de cerca de 10  pessoas que foram arrastadas por correntes de retorno e não estavam conseguindo voltar para areia por conta própria. Veja abaixo:

Ocorrência na Enseada

Durante a tarde do sábado (18), por volta das 16h45, o GBMar de Guarujá, atuou de forma rápida para resgatar seis pessoas que foram arrastadas por uma corrente de retorno na Praia da Enseada. As vítimas foram cinco homens, com idades de 33, 35, 38, 51 e 53 anos, e uma mulher de 30 anos. Eles haviam entrado nas águas em uma área com sinalização de perigo no mar e a corrente de retorno dificultou o retorno por conta própria, tornando a situação crítica.

Segundo informações oficiais, a PM solicitou apoio via rádio para o salvamento das vítimas. Imediatamente, o helicóptero Águia e equipes de guarda-vidas foram despachados para o local. As equipes de resgate conseguiram retirar todas as vítimas, com origem de Franca e Bragança Paulista, sem nenhum grau de afogamento. Outras duas pessoas, que tentaram ajudar, também se tornaram vítimas, mas não foram qualificadas.

Ocorrência nas Astúrias 

Na tarde de sábado (18), na Praia das Astúrias, os bombeiros militares foram acionados para socorrer duas pessoas em afogamento. O resgate contou com apoio da aeronave Águia-11, que por volta das 15h50, durante patrulhamento preventivo, avistou dois jovens, de 14 e 15 anos, sendo arrastados pela corrente de retorno. Incapazes de retornar por conta própria, a guarnição de guarda-vidas saltou ao mar imediatamente.

Os militares conseguiram resgatar as vítimas com o auxílio de um puçá (rede de salvamento) e as levaram em segurança até a faixa arenosa. As vítimas, ambas do bairro Vila Edna, em Guarujá,  foram liberadas sem nenhum grau de afogamento.

Ocorrência em Pitangueiras 

Um resgate ocorreu na tarde de sábado quando um agente da PM avistou duas vítimas sendo arrastadas pela corrente de retorno na região da Praia das Pitangueiras, que estava desguarnecida de guarda-vidas. O militar solicitou apoio da aeronave Águia-11. 

Guarda-vidas e tripulantes da aeronave entraram nas águas, utilizando a rede de salvamento puçá, e conseguiram retirar Gabriela Maria e Loran Andrade, de Ribeirão Preto, em segurança. As vítimas, sem grau de afogamento, foram liberadas no local. 

Óbitos do fim de semana

Segundo o GBMar, durante o final de semana, não houveram óbitos em áreas protegidas por guarda-vidas, porém dois óbitos foram registrados fora das áreas de proteção. As áreas não guarnecidas são setores que não têm guarda-vidas realizando a prevenção. Isso se dá em costões rochosos e praias mais distantes. 

No sábado (18), foram registrados dois óbitos em áreas não protegidas. O primeiro deles ocorreu em  Mongaguá, no qual a vítima foi um homem de 42 anos natural de São Paulo. O outro óbito ocorreu em Ubatuba e a vítima era um homem de 79 anos, de São José dos Campos. 

No total, o GBMar realizou 70 salvamentos no período de sexta-feira (17) a domingo (19), em todo o litoral paulista. Além de mais de 26.600 prevenções, de acordo com dados da organização. 

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Formada pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!