E AÍ, O QUE É?

Água imprópria fica marrom e enjoa banhistas no litoral de SP

Marrom e com marcas estranhas na faixa arenosa, banhistas ficam intrigados com situação das águas em praia da Baixada Santista

Da redação
Publicado em 11/11/2021, às 10h04 - Atualizado em 12/11/2021, às 15h55

FacebookTwitterWhatsApp
CETESB
CETESB

Uma praia do litoral de São Paulo está imprópria para banho, e não bastasse este fator desmotivante, as águas amanheceram com a cor marrom, com pedaços estranhos e marcas exóticas na areia.

O caso foi ao ar na segunda-feira (8), onde um banhista publicou no Facebook diversas fotografias do mar com cor exótica: “Alguém sabe dizer o que está acontecendo agora no mar?”, indagou.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/costanorteInforma2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

As fotos, tiradas na praia do Bopiranga, no litoral sul de Itanhaém, mostram a faixa arenosa com marcas diferenciadas, onde entra em contato com o mar.

(CETESB)

Leia também:Litoral de SP tem 40 praias impróprias para banho; veja lista

“Gaivotas o mar está assim barrento cor bem escura tipo um óleo diesel na areia, situação esquisita demais”, completou o banhista.

A Cetesb publicou recentemente, nesta sexta-feira (12), um aviso sobre as praias impróprias, que são: Parque Balneário, Bálneário Gaivota, Estância Balneária e Balneário Jardim Regina.

A junção do aviso de praias impróprias, junto da água marrom, enojou os populares.

Porém, de acordo com o Instituto Biopesca, o fenômeno é marcado pela presença de microalgas denominadas diatomáceas.

Algas Diatomáceas

Diatomáceas é o termo que denomina um numeroso e variado organismo taxonômico de algas unicelulares. Estes organismos são responsáveis por cerca de 20 a 50% de todo o oxigênio produzido na atmosfera terrestre todos os anos.

Apesar de serem unicelulares, as células das diatomáceas possuem um tamanho inimaginavelmente pequeno, medindo  aproximadamente 2 e 200 μm (micrómetros).

Estas algas habitam por todos os oceanos, podendo ser encontradas em todos os lugares onde há vida marinha, porém, para sobreviver, precisam da luz solar para a fotossíntese.

Caso semelhante: Manchas misteriosas com formato de raios aparecem em praia de Bertioga (SP)

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!