CINZAS DE VULCÃO?

Manchas misteriosas com formato de raios aparecem em praia de Bertioga (SP)

Marcas surpreendentes e intrigantes apareceram em praia do litoral paulista e geraram diversas teorias mirabolantes

Da redação
Publicado em 23/09/2021, às 20h41 - Atualizado em 24/09/2021, às 11h06

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

A faixa arenosa de uma praia em Bertioga, litoral paulista, ficou marcada por diversas manchas misteriosas em formato de raios. O fenômeno ocorreu nesta quinta-feira (23) e intrigou moradores.

O registro foi feito na Praia de Boracéia e, nas imagens, é possível observar o mar com um tom mais escuro que o comum. Banhistas que presenciaram a cena relatam que havia um cheiro forte de maresia.

Diversos internautas especularam sobre a origem das marcas, passando por teorias sobre derramamento ilegal de óleo ou até as cinzas de um vulcão em erupção, porém, a resposta é muito mais simples.

A prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, revelou, em nota, que uma equipe se dirigiu ao local e verificou que não há manchas de óleo na faixa de areia e mar. Aparentemente as manchas encontradas estão vinculadas a proliferação de algas.  

Algas Diatomáceas

Diatomáceas é o termo que denomina um numeroso e variado organismo taxonômico de algas unicelulares. Estes organismos são responsáveis por cerca de 20 a 50% de todo o oxigênio produzido na atmosfera terrestre todos os anos.

Apesar de serem unicelulares, as células das diatomáceas possuem um tamanho inimaginavelmente pequeno, medindo  aproximadamente 2 e 200 μm (micrómetros).

Estas algas habitam por todos os oceanos, podendo ser encontradas em todos os lugares onde há vida marinha, porém, para sobreviver, precisam da luz solar para a fotossíntese.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!