IMPRUDÊNCIA

Turistas são resgatados após mais de 24h ilhados em trilha de Bertioga

Incursão na mata sem monitor ambiental deixou o grupo sem conseguir acesso para retornar por trilha após aumento de nível do rio com as chuvas

Mayumi Kitamura
Publicado em 09/10/2023, às 12h54 - Atualizado às 20h35

FacebookTwitterWhatsApp
Uma mulher do grupo foi encaminhada para o Hospital de Bertioga - Milena Leonel/Fundação Florestal
Uma mulher do grupo foi encaminhada para o Hospital de Bertioga - Milena Leonel/Fundação Florestal

Várias equipes foram mobilizadas na manhã de hoje, segunda-feira (9), para resgatar 12 pessoas ilhadas há mais de 24 horas na Trilha do Vale Verde, em Bertioga, no litoral paulista. A informação inicial é de que o grupo ingressou na mata, sem qualquer monitor ambiental, após um dos amigos dizer que conhecia o local.

Os turistas, moradores de Guarulhos e Itaquaquecetuba, fizeram a incursão por volta das 18 horas de sábado (7) e, já no início da trilha, um deles torceu o pé, na entrada do km 81. Os demais carregaram a vítima, uma mulher, até o ponto em que passaram a primeira noite, no meio do mato.

Já no domingo (8) o grupo tentou sair da trilha do Vale Verde, mas não conseguiu atravessar o rio Itapanhaú, que subiu devido ao tempo, e ficaram ilhados na Casa de Pedra. Somente às 19h os turistas acionaram o Corpo de Bombeiros. Devido às condições climáticas, o resgate foi realizado durante a manhã, com equipes também da Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Departamento de Operações Ambientais da prefeitura e equipe da Fundação Florestal.

Para acessar o local, os bombeiros utilizaram um bote no sistema de cordas, a fim de passar as corredeiras que se formaram na área. A mulher resgatada foi encaminhada ao Hospital de Bertioga, onde passou por atendimento e exames e, após reavaliação, recebeu alta. Devido o acesso sem monitor ambiental, devidamente cadastrado, todo o grupo foi qualificado pela irregularidade.

Visitação

Para evitar acidentes como esse e o reduzir o impacto ambiental, é obrigatório que as visitas às trilhas de Bertioga, exceto a de Itaguaré, sejam feitas com monitores ambientais cadastrados.

O contato pode ser feito diretamente com a Fundação Florestal, responsável pelos Parques Estadual Restinga de Bertioga (Perb) e Estadual Serra do Mar (Pesm) pelo (13) 3317-2094 ou com as operadoras autorizadas Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO) pelo (13) 99728-9614 ou Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB) no (13) 99693-7598. 

O contato também pode ser feito pelo perfil do Instagram do Parque Estadual Serra do Mar @pesmbertioga ou do Parque Restinga de Bertioga @parquerestingadebertioga.

Mayumi Kitamura

Mayumi Kitamura

Jornalista formada na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp - Guarujá) e técnica em Processamento de Dados. Atua na área de comunicação há mais de 20 anos.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!