O acesso até as praias é um pouco mais complicado do que na maioria das praias do arquipélago, mas vale o esforço para conhece-las
O arquipélago de Ilhabela tem inúmeras praias para você aproveitar, de janeiro a janeiro. Algumas, porém, ficam em lugares de difícil acesso e são pouco frequentadas pelos banhistas. Mesmo assim, não deixam de ter uma beleza exuberante e um cenário paradisíaco. É o caso da praia da Figueira e da praia das Anchovas. Lugares lindos, escondidos em trilhas que você precisa conhecer.
Praia das Anchovas
É uma praia quase deserta e praticamente intocada no sul da ilha que conta com uma pequena comunidade tradicional. O acesso é feito por uma trilha de aproximadamente 3 km a partir do Bonete, no extremo sul do arquipélago.
Durante o trajeto é possível ter uma visão panorâmica da praia de onde podem ser vistas a sua enseada de águas esverdeadas e a imponente Laje do Carvão, que parte da costeira esquerda avançando em direção ao mar. A praia leva o nome do peixe do cardápio típico caiçara, tradicionalmente preparado enrolado em folha de bananeira e cozido enterrado no chão.
Praia da Figueira
Após duas horas de caminhada pela trilha que sai do canto direito da praia de Castelhanos, passando pelas praias Mansa e Vermelha, chega-se na quase deserta praia da Figueira. São 300 metros de orla com areia fina e branca. O mar é calmo, verde e transparente, ótimo para mergulho, pesca e esportes náuticos. Há uma comunidade caiçara com apenas dez moradores. Ideal para aventureiros e para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.