EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ilhabela: evento do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias será no sábado

A data é celebrada mundialmente desde 1975 para promover a conscientização ambiental, preservação dos recursos hídricos e descarte correto do lixo

Gabriela Petarnella
Publicado em 14/09/2023, às 14h43

FacebookTwitterWhatsApp
Esta é a 22ª edição do evento de conscientização em Ilhabela - Gabriela Petarnella
Esta é a 22ª edição do evento de conscientização em Ilhabela - Gabriela Petarnella

Neste ano, o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias será no sábado (18) com atividades das 8h às 13h na praia do Perequê, na Praia Grande e no Parque das Cachoeiras. Este é um evento mundial que mobiliza voluntários dispostos a recolher resíduos de todos os tipos nos pontos de limpeza.

Ilhabela terá neste ano a sua 22ª edição, que é aberta ao público. Caso haja interesse, existem alguns cuidados a ser tomados: não esquecer do filtro solar, do chapéu, do repelente, de beber muita água para hidratação, de luvas e baldes; coletes estarão disponíveis nos pontos de encontro porque são itens indispensáveis.

Durante a limpeza, se o participante encontrar animais mortos ou materiais hospitalares deve entrar em contato imediatamente com a organização. Alunos da rede municipal de ensino, mergulhadores e membros de organizações de preservação ambiental estarão participando da ação.

A programação do dia começará com um momento de alongamento para os voluntários nos três locais escolhidos para a limpeza. A coleta será encerrada às 12h, o material recolhido será contabilizado pela organização e haverá exposições educativas de projetos como o Ilhabela Sem Bitucas, Controle de Vetores de Ilhabela, Instituto Argonauta, Viva Instituto Verde Azul e outros parceiros. A praia do Perequê ainda contará com a apresentação da peça teatral Amar o Mar com o projeto Se Liga no Lixo!

O evento busca expor as enormes quantidades de resíduos retirados do meio ambiente para que haja uma reflexão sobre o lixo descartado indevidamente e os riscos que eles representam.

Gabriela Petarnella
62,44 kg foram coletados na ação de 2022, em Ilhabela - Gabriela Petarnella

Todos os resíduos coletados terão um destino final consciente, como por exemplo as bitucas de cigarro que são levadas pelo Ilhabela Sem Bitucas para um tratamento em que são retirados os componentes tóxicos, sobrando apenas uma massa que posteriormente é cedida à APAE que confeciona papel reciclado e artesanatos a partir deste material.

Em Ilhabela, cerca de 62,44 kg foram coletados em 2022. De acordo com Hugo Manoel Bernardo, técnico em segurança do trabalho e meio ambiente do Yatch Clube de Ilhabela e que ajudou a promover o evento em 2014, foram quase 600 kg de resíduos e os números tiveram uma grande queda ao longo dos anos. Este feito é resultado das ações de conscientização no município, que minimizam todos os anos a quantidade de lixo coletado nesta data.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!