INCLUSÃO

Parque das Cachoeiras de Ilhabela ganha trilha adaptada para deficientes

O percurso foi desenvolvido para que cadeirantes e pessoas com capacidades motoras reduzidas possam aproveitar a trilha de forma autônoma e segura

Gabriela Petarnella
Publicado em 09/09/2023, às 13h00 - Atualizado às 13h44

FacebookTwitterWhatsApp
A trilha garante comodidade e segurança aos visitantes PcDs - Prefeitura Ilhabela
A trilha garante comodidade e segurança aos visitantes PcDs - Prefeitura Ilhabela

Ilhabela inaugurou na sexta-feira (8) as obras de readequação do Parque das Cachoeiras, que garantem a acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O acesso à Cachoeira da Água Branca foi projetado de acordo com as Normas Técnicas Brasileiras de Acessibilidade, oferecendo aos PcDs a oportunidade de desfrutar com conforto das maravilhas naturais do local. As adaptações garantem ainda uma experiência autônoma e segura aos visitantes.

A novidade foi planejada para que a experiência seja completa. Ao chegar ao parque, os visitantes já contam com a presença de vagas de estacionamento especialmente projetadas para a comodidade dos cadeirantes. Além disso, os banheiros também foram construídos de forma com que pessoas com deficiência possam usá-los com conforto.

Rosa Maria Alves
Cadeirantes e pessoas com pouca mobilidade motora poderão apriveitar os atrativos naturais do parque - Rosa Maria Alves

A trilha que conduz à cachoeira foi equipada com corrimão e pavimentação adequados, com inclinação máxima de 8%. Isso permite que PcDs utilizem o acesso de forma independente, sem a necessidade de assistência. Outro elemento importante do percurso é o deck criado ao longo da trilha, que oferece espaços para descanso com uma vista deslumbrante da paisagem natural.

O Parque é uma unidade ambiental de cerca de 80 hectares de Mata Atlântica conservada. Ele abriga duas cachoeiras, da Água Branca e do Furado, a antiga usina hidrelétrica desativada e o Viveiro Municipal Aroeira, que trabalha ativamente na recuperação de espécies nativas da região à beira da extinção. 

A unidade fica localizada na Rua José Bonifácio, S/Nº, na Água Branca e está aberta a visitação das 8 às 19 horas todos os dias.

Gabriela Petarnella

Gabriela Petarnella

Jornalista formada pelo Centro Universitário Módulo. Possui experiência em videorreportagem e fotojornalismo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!