Tradição

A festa de quase 200 anos que para tudo em uma praia isolada do litoral norte de SP

Boa oportunidade para conhecer a tradicional comunidade da praia do Bonete, em Ilhabela, e ter acesso a uma cultura que atravessa gerações

Mulher em mirante natural na praia do Bonete
Bonete é uma das maravilhas do arquipélago de Ilhabela - Márcio Bortolusso / Pho Verde Produções

Entre os dias 1º e 9 de julho, a comunidade tradicional da praia do Bonete, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, celebra uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas do arquipélago: a Festa de Santa Verônica. Com cerca de 190 anos de história, o evento reafirma os laços de fé, identidade e pertencimento da cultura caiçara, ao unir gerações em torno da devoção à padroeira local.

As comemorações começam no dia 1º de julho, a partir das 16h, com o tradicional levantamento do mastro, entrega da consertada (bebida típica da festa) e queima de fogos. A novena ocorre diariamente, sempre na capela Santa Verônica, às 18h, nos dias 1, 2, 3, 6, 7, 8 e 9, e às 19h, nos dias 4 e 5.

Destaque também para a programação cultural, que inclui shows, quermesse e sorteios na quadra do Bonete. No dia 4 de julho (quinta-feira), o público será recebido a partir das 17h, com apresentações e show de Nico e Banda.

capela de Santa Verônica
Capela Santa Verônica - Divulgação / Prefeitura de Ilhabela

Já no dia 5 de julho (sexta-feira), data dedicada à padroeira santa Verônica, a agenda religiosa começa às 11h30, com missa solene celebrada pelo padre Marcelo. À noite, após a novena, tem  o tradicional leilão em frente à igreja, seguido de  queima de fogos. A celebração continua na quadra, a partir das 17h, com quermesse e show da banda Mandacaru. A programação conta com apoio da prefeitura de Ilhabela.

Praia do Bonete

Localizada na face sul de Ilhabela, a 31 quilômetros da balsa, Bonete é ideal para quem quer esquecer a correria do dia a dia. O acesso é feito por mar ou por terra, por meio de uma trilha de 15km - 4 horas de caminhada-, passando por límpidas cachoeiras.

Os aventureiros privilegiados, que puderem passar mais de um dia no Bonete, têm a opção de conhecer as praias de Enchovas (1 hora de caminhada), e Indaiauba (2 horas de caminhada). Saindo de uma trilha no meio da vila, passa pela ponte da cachoeira do Pau Oco, percorre cerca de dois quilômetros até encontrar Enchovas. Mais um quilômetro, chega-se à maravilhosa Indaiauba. Ambas praias calmas e boas para descanso. À noite, o espetáculo fica por conta do céu estrelado e da Lua.

Como chegar ao Bonete

Saídas de barco com ‘boneteiros’ do Tebar Clube, em São Sebastião; a viagem dura em média 2 horas e as canoas costumam ficar por lá das 6h às 14h. A viagem pela manhã é mais confortável, pois o mar é mais calmo e venta menos. Em lanchas, que partem da praia do Perequê, o percurso é feito em cerca de 40 minutos. A pé, por trilha, a caminhada é feita em cerca de 4h30, a partir da ponta da Sepituba. 

Para mais conteúdos:

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!