Destino completo, hotel fazenda reúne charme, memória e natureza em um só lugar e, o que é melhor, a 3km do centrinho histórico de Ilhabela
Em meio à exuberância do litoral norte de São Paulo, a Vila Siriúba, em Ilhabela, é um refúgio que combina charme, natureza e um toque de história. Os 55 mil m² de área preservada, reúne sete charmosas casas para hospedagem e é cenário disputado para casamentos e eventos ao ar livre.
Localizado à beira-mar, com acesso fácil ao centrinho de Ilhabela, o hotel fazenda encanta visitantes com sua extensa área verde repleta de árvores centenárias e o som constante de pássaros, com destaque para as maritacas que provocam uma constante algazarra, e da cachoeira da Friagem, que corta a propriedade até desaguar no mar.
Ao atravessar uma ponte de madeira sobre o riacho, o visitante encontra as charmosas residências, estrategicamente dispostas para garantir privacidade e conforto. A Casa de Pedra fica ao lado da capela, um dos símbolos mais marcantes da antiga fazenda. As pesadas portas de madeira e as paredes de pedra contrastam com o verde ao redor, transportando o hóspede a outros tempos, sem abrir mão do conforto moderno. A estrutura conta com ampla varanda, com vista para o jardim, para a entrada principal e para a piscina.
Além das opções de hospedagem, a Vila conta com piscina, restaurante com café da manhã preparado com ingredientes frescos e o privilégio de estar de frente para a praia da Siriúba. A localização estratégica permite deliciosos passeios pela ilha a qualquer hora do dia. Veja as demais casas:
Casa do Tucano
Uma das maiores acomodações da Vila Siriúba, a Casa do Tucano está rodeada por árvores e natureza exuberante, habitat do tucano-de-bico verde, espécie que dá nome à casa. O acesso é por trilha entre jardins e pedras, e a construção se destaca sob a sombra de um flamboyant florido. A casa tem estilo rústico, com vigas aparentes, piso de ardósia e móveis de madeira.
Casa do Rio
Localizada próxima ao rio formado pelas águas da cachoeira da Friagem, a Casa do Rio é uma acomodação compacta e acolhedora, com arquitetura que remete às moradias caiçaras do litoral paulista. De frente para o mar e de costas para a mata, oferece varanda com mesa ideal para home office.
Casa da Ponte
Vizinha da Casa do Rio, a Casa da Ponte segue a proposta compacta e praiana da Vila Siriúba. É ideal para férias ou finais de semana relaxantes, onde o tom das cores reforça a sensação de calma e bem-estar.
Casa do Pomar
No centro da propriedade e próxima à piscina, a Casa do Pomar é cercada por gramado e árvores frutíferas. A varanda espaçosa com mesa de dez lugares convida para refeições em família. O piso de cimento e as amplas portas e janelas criam um ambiente fresco, iluminado e rústico.
Casa da Sede
Com vista para o mar, a Casa da Sede é ideal para grupos maiores, acomodando até dez pessoas. Os ambientes amplos são decorados com cores vibrantes em contraste com a natureza ao redor. A luz natural e os detalhes em bambu complementam a atmosfera acolhedora.
Casa do Rei
Erguida em um dos pontos mais privilegiados da Vila Siriúba, a Casa do Rei proporciona a sensação de estar entre as copas das árvores, com enormes janelas de vidro integrando o interior à natureza. O nome homenageia a estadia do rei e da rainha da Suécia, em 1998. A casa, acessada por escada na pedra e passarela de madeira é uma experiência única de conexão entre homem e natureza.
A história da Fazenda Siriúba remonta ao final do século XVIII ou início do XIX, quando o local abrigava um engenho de cana-de-açúcar movido por roda d’água. Com o tempo, a produção de cachaça tornou-se o principal negócio da propriedade, que também fabricava farinha de mandioca de forma artesanal.
Relatos preservados no Arquivo Ilhabela e no Instituto Miguel de Souza revelam detalhes desse passado. A fazenda, como tantas da ilha, entrou em declínio na década de 1930, quando novas exigências legais inviabilizaram a continuidade da produção de aguardente sem rótulo e registro. As ruínas do engenho foram registradas pelo geógrafo Ary França, em 1944, testemunhando o abandono que marcou o período.
Na década de 1950 teve início o processo de recuperação. A antiga casa do engenho transformou-se em restaurante e salão de festas; a casa da farinha virou a charmosa Casa de Pedra e um antigo galpão deu lugar à capela, restaurada em 1996 pela artista plástica e designer argentina Bárbara Gras.
A simplicidade da construção, em estilo colonial com paredes de pedra e madeira pintadas de azul e branco, harmoniza com o cenário natural ao redor e é ideal para celebração de casamentos na praia. As imagens sacras e o sino de bronze na pequena torre são um charme à parte.
A Vila Siriúba guarda, ainda, marcas do uso de cal de conchas e óleo de baleia na construção, típico das edificações coloniais, e, entre os elementos históricos preservados estão os vestígios do aqueduto que abastecia a roda d’água.
A Vila Siriúba ([email protected]) está localizada na avenida Leonardo Reale, 2552 - Siriúba. (12) 99625-2552
Fonte de pesquisa: Estudos da Fazenda Siriúba - Grupo Ilhabela