Fique por dentro de como chegar na cidade, as melhores praias para conhecer, o que fazer em dias de chuva e passeios imperdíveis
Guarujá, no litoral de SP, sempre foi um dos destinos mais badalados e procurados por turistas no litoral de São Paulo. Se você pretende visitar a cidade, aqui irá encontrar dicas preciosas de como chegar, quais as melhores praias do Guarujá, as mais indicadas para ir com a família, pontos turísticos imperdíveis, além de programas legais para quando chover.
A cidade do Guarujá fica localizada na região Metropolitana da Baixada Santista, mais exatamente na Ilha de Santo Amaro. Isso mesmo que você leu: Guarujá é uma ilha. E que ilha! São 27 belas praias e as mais variadas opções de passeio.
Ela fica aproximadamente a 98 km de distância da cidade de São Paulo. O acesso para quem parte da capital é pelo Sistema Anchieta-Imigrantes e rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá).
Para quem está em Santos ou mesmo outras cidades do litoral sul de SP, o acesso também pode ser por meio da travessia de balsas, na altura da Ponta da Praia, em Santos. Há também travessia de balsa entre Bertioga e Guarujá. Ambas as ligações podem ser feitas tanto por pedestres quanto veículos e motocicletas.
A maior e uma das mais visitadas do Guarujá! Tem 5,6 km de extensão de areias brancas e um mar de águas claras e agitadas. Na parte conhecida como Tortugas o mar é mais calmo e dá para levar a criançada. Ela fica entre as praias de Pitangueiras e do Éden. Conta com calçadão, faixa para bicicletas e quiosques. É lá também que fica o famoso aquário Acquamundo e o Mirante da Campina.
Localizada no centro da cidade, é considerada a principal praia do Guarujá. Tem 1,8 km de extensão, boa faixa de areia e suas ondas atraem surfistas. A orla conta com bares, restaurantes, lojas e também com o famoso Shopping La Plage.
São 1,1 km de extensão, entre as praias de Pitangueiras e do Tombo. Seu mar é calmo e de águas claras, ótimo para a prática de stand up paddle. Um local famoso é a Ponta das Galhetas, convidativo para a pesca esportiva ou apenas a contemplação da paisagem. A orla também conta com feira de artesanato e o Mercado do Peixe.
Um dos points preferidos dos surfistas! Com pouco mais de 800 metros, entre as praias do Guaiúba e Astúrias, suas águas oferecem excelente balneabilidade e sua orla conta com quiosques, restaurantes e bares.
Também uma das mais famosas do Guarujá. Tem 1,5 km de extensão, com areia fofa e mar de águas claras. É conhecida por seus condomínios de luxo. É nela que se encontra o conhecido Hotel Jequitimar, do Grupo Sílvio Santos.
Pequena faixa de areia com uma formação rochosa tomada por conchas, daí o seu nome. Também possui uma espécie de piscina natural no seu lado esquerdo. Ela fica na região da cidade conhecida como Rabo do Dragão, dentro do Condomínio Iporanga.
Fica na divisa entre Guarujá e Bertioga, ao lado da Praia Preta. Com pouco mais de 1,3 km de extensão, seu acesso se dá por meio de uma trilha. Seu mar revolto atrai os surfistas e a areia fofa e branca, campistas.
Considerada uma das praias mais bonitas do Guarujá. Bem isolada, o acesso a esse trecho de 200 metros de extensão é possível apenas por uma trilha que sai da sua vizinha Praia Branca. É o endereço certo pra quem gosta de um bom mergulho!
Pequena praia de mar agitado que fica entre as praias da Enseada e do Mar Casado, próximo ao Morro Sorocotuba. Para acessar a faixa de areia é necessário pegar uma trilha na encosta do morro.
Localizada ao lado da Praia de Pernambuco, tem por volta de 400 metros de extensão. Faz a alegria de famílias com crianças por causa do seu mar calmo e quase sem ondas. Na maré baixa dá para caminhar até a Ilha do Mar Casado.
A praia com 800 metros de extensão é ideal para curtir em família, pois sua faixa de areia é grande e o mar é bem tranquilo. Possui boa infraestrutura, com banheiros e também brinda os visitantes com uma pequena cachoeira no encontro do rio com o mar. Seu acesso é limitado por estar localizada dentro de um condomínio residencial.
Praia deserta com ondas calmas também conhecida como Congava, possui por volta de 90 metros de extensão. Para quem gosta de mergulho, ela possui uma caverna submersa com corais. O acesso é feito por uma trilha partindo da Praia do Góes.
Ideal para os surfistas, pois é considerada uma praia de tombo, com um mar de ondas fortes. Por ser deserta, não conta com restaurantes ou quiosques. O acesso é feito por uma trilha que parte da Praia Preta ou mesmo pelo mar, de barco.
Conhecida pela linda vista do pôr do sol, essa praia de 250 metros de extensão tem mar calmo e claro. No local também existe uma colônia de pescadores. Seu acesso é um tanto difícil, feito por meio de trilha ou de barco, partindo de Santos.
Santa Cruz dos Navegantes, Fortaleza da Barra Grande, Cheira Limão, Saco do Major, Guaiúba, Monduba, do Bueno, Sorocotuba, Perequê, São Pedro, do Pinheiro e Armação das Baleias.
Não é só de praia que se faz o Guarujá. Há muita opção legal de passeio para quando a chuva vier também. Confira algumas:
Localizado na avenida Miguel Stéfano, na Enseada, o Acqua Mundo enche os olhos de crianças e adultos. O local conta com recintos de água salgada e doce, representando diversos habitats. É considerado um dos maiores aquários da América do Sul. São mais de 5 mil m². Uma das atrações de maior sucesso é um tanque de 800 mil litros de água salgada que expõem grandes cardumes e tubarões. No aquário também há pinguins, tartarugas, répteis, entre outras espécies. Também conta com lanchonete e uma loja temática.
Para quem, mesmo no litoral, não abre mão de um bom passeio no shopping, o La Plage é o endereço certo para tanto no Guarujá. Localizado na praia de Pitangueiras, o empreendimento conta com cinemas e uma boa gama de lojas e opções gastronômicas. Uma ótima dica também para as noites no Guarujá.
Localizado na avenida Leomil, bem no centro do Guarujá, a instalação tem tudo para agradar a garotada, que vai ter a oportunidade de conhecer de pertinho uma centenária locomotiva do tipo Maria Fumaça, datada de 1891. Antigamente ela fazia um trajeto que ligava a ilha às barcas que faziam as travessias.
O Guarujá é também rico em opções de lazer para quem curte história ou quer relaxar com uma vista linda. Se você curte explorar tudo o que uma cidade pode oferecer ao turista, não deixe de fazer uma visita a esses locais:
Conhecido também como Morro do Maluf, o local conta com um mirante de onde dá para se encantar com o visual de toda a praia da Enseada.
Esse é pra quem não tem medo de altura e experiências diferentes! O Mirante fica localizado no Morro da Caixa D’Água e conta com uma estrutura com piso de vidro, a primeira do tipo na Baixada Santista. São 45 metros acima do mar. A vista que se tem da Praia do Tombo é de tirar o fôlego!
Fortificação datada de 1584 que foi erguida com o propósito de proteger a então Vila de Santos contra os ataques de piratas. É considerada Patrimônio Histórico Nacional desde 1964. Dela se tem a visão de toda a orla de Santos. O local é aberto ao público e funciona como museu histórico.
Capela do século XVI localizada ao norte do Guarujá, próximo ao canal de Bertioga. Foi frequentada pelo padre jesuíta José de Anchieta e é considerada uma das primeiras igrejas do Brasil. Sua construção foi feita a partir de pedras de sambaquis e óleo de baleia.