NO RABO DO DRAGÃO

Praia do Camburi: tesouro escondido em Guarujá

Próxima da Praia Preta e da Praia Branca, a Praia do Camburi é ótima para a prática do surfe e para quem curte trilhas. Fique por dentro das dicas que separamos para você

Da redação
Publicado em 22/11/2021, às 10h43 - Atualizado em 08/11/2022, às 13h39

FacebookTwitterWhatsApp
Praia de Camburi Praia de Camburi Guarujá Praia de Camburi em Guarujá - Reprodução/Portal Guarujá de Turismo
Praia de Camburi Praia de Camburi Guarujá Praia de Camburi em Guarujá - Reprodução/Portal Guarujá de Turismo

A Praia do Camburi é mais uma das praias quase desertas da região do Rabo do Dragão, no Guarujá, já bem próxima de Bertioga. O acesso a ela é feito por meio de trilhas, saindo da Praia Preta e da Praia Branca. Curta esta matéria especial com as dicas para conhecer mais esse tesouro escondido da cidade da Baixada Santista.

Como é a Praia de Camburi?

Praia do Camburi Praia do Camburi Guarujá Praia do Camburi em Guarujá (Foto: Laert Nasario)

Com 400 metros de extensão, a Praia do Camburi é uma estreita faixa de areia fofa, cercada de muita Mata Atlântica. É uma praia considerada de tombo, com ondas fortes, o que a faz ótima para a prática do surfe. Nela também há um rio e pedras, de onde é possível dar um bom mergulho (sempre com cuidado e atenção). 

Outra atividade que tem tudo para ser bastante prazerosa é a caminhada, curtindo a linda paisagem e a tranquilidade que lá existem. 

Lembrete: Por ser uma praia quase selvagem, na Praia do Camburi não existem nem quiosques, nem restaurantes, nem qualquer estrutura voltada ao turismo. 

Praia de Camburi Praia de Camburi Guarujá Praia de Camburi em Guarujá (Divulgação/Portal Guarujá de Turismo)

Como acessar a Praia do Camburi?

Para acessar a Praia do Camburi é preciso entender o seu difícil acesso. Algo que a torna um destino muito complicado para alguns, mas uma aventura desafiadora para outros, principalmente para os fãs de trilhas.

Tudo começa na Praia Branca, próximo à saída da balsa que faz a travessia entre Guarujá e Bertioga. Ali tem início a trilha que leva até a Prainha Branca. Essa trilha não é das mais difíceis, pois conta até com trechos pavimentados e com corrimão e dá acesso também a uma comunidade caiçara existente por ali, com cerca de 350 habitantes. O trajeto dura mais ou menos meia hora.

Depois de chegar na Prainha Branca, é hora de pegar uma outra trilha até a praia vizinha, a Praia Preta. Nesse caminho já há mais dificuldades. Ele tem por volta de 300 metros. 

É partindo da Praia Preta que sai a trilha que finalmente vai chegar até a Praia do Camburi. São uns 800 metros em um trajeto considerado difícil.

O que fazer em Camburi?

Praia de Camburi Praia de Camburi Guarujá Praia de Camburi em Guarujá (Reprodução/Portal Guarujá de Turismo)

- É possível acessar a praia de barco também. Normalmente próximo a travessia de balsas existem lanchas que oferecem o serviço de transporte até as praias Branca, Preta e Camburi.

- Para quem for encarar as trilhas mesmo, é bom ir preparado. Leve água, protetor solar, repelente, lanche e vá com um calçado que facilite a caminhada.

- Sempre é bom lembrar que não é o tipo de passeio recomendado para ir com crianças, seja pela falta de estrutura do local, pelo mar de ondas fortes ou o difícil acesso.

- Se você vem da cidade de São Paulo rumo ao Guarujá, vai rodar pouco menos de 100 km entre o Sistema Anchieta-Imigrantes e a rodovia Cônego Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera- Guarujá).

- Para quem já está no Guarujá, como na Praia das Pitangueiras, por exemplo, a distância de lá até a Praia Branca, que é o início da trilha até a Praia do Camburi, é de pouco menos de 30 km, o que dá por volta de 1h de carro. 

- Já para quem vem do Litoral Norte de São Paulo ou desceu a serra pela rodovia Mogi-Bertioga, o caminho é pegar a balsa em Bertioga para acessar o Guarujá. Inclusive, já vai ficar bem perto do início da trilha para a Prainha Branca. No site do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo têm todas as informações sobre as condições das travessias.

- Próximo a travessia de balsas existem estacionamentos.

- Para quem quer pernoitar naquela região, o ideal é fazer isso na Prainha Branca, que conta com pequenas pousadas e também áreas mais preparadas para acampar. 

- Na Prainha Branca também existem opções de comércio.

E, para finalizar, nunca é demais lembrar: tenha cuidado com o lixo que produzir nas três praias. Sempre recolha os resíduos e os leve com você até encontrar um local apropriado para o descarte, combinado?

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!